O abandono de animais de estimação como cães e gatos é um problema que infelizmente ocorre com muita frequência em várias partes do mundo.

É por isso que nos últimos anos se desenvolveram muitas organizações de animais que dão tudo de si para ajudar a lidar com esse problema e também algumas pessoas que trabalham individual e voluntariamente para poder contribuir com seu grão de areia para que os animais de rua possam ter melhores condições de vida.

Dejan Gacic, um homem originário da Sérvia, é uma delas.

Seguindo a tradição da família, o voluntário ajuda cães abandonados na cidade de Čumić há mais de 20 anos.

Leia também: Câncer se espalha pelo corpo de Pelé, com tumores no fígado, intestino e pulmão, diz site

Conforme relatado pelo The Dodo, Dejan e sua mãe Svetlana resgataram um filhote que havia sido abandonado em um elevador e devido a essa situação os dois refletiram sobre o problema do abandono de animais e desde então decidiram fazer tudo ao seu alcance.

Para isso, Svetlana e Dejan criaram um centro de resgate de animais chamado Vucjak Shelter e pouco a pouco ganhou muita popularidade em Čumić pelo trabalho de resgate que fazem diariamente.

Além disso, Dejan disse ao The Dodo que, embora sua mãe tenha falecido, seus ensinamentos se concentraram na convicção de ajudar a continuar sendo fundamental em seu trabalho.

“Minha mãe era uma pessoa de forte personalidade e caráter… Ela abandonou a vida social e se mudou para o abrigo para cuidar dos cachorros.” E é que seu compromisso de ajudar os filhotes foi inabalável e ele fez isso até seu último suspiro. “Minha mãe e eu éramos inseparáveis. Eu ainda falo com ela através das orações”, acrescentou ele na entrevista.

Por outro lado, Dejan considera seu trabalho de resgate de cães abandonados muito importante em seu país e explicou que “a situação dos cães sem-teto é terrível… Todos os dias as pessoas abandonam seus cães. Todos os dias recebo várias ligações de pessoas que querem se livrar deles.”

Além disso, Dejan disse que diante dessa situação, sua mãe e ele decidiram comprar um grande terreno para ter um amplo espaço para todos os cães abandonados que resgatam e mencionou que o abrigo fica no meio das montanhas e ali “todos os cães são livres. corra e brinque.”

Ao longo dos anos, o Abrigo Vucjak tornou-se um dos mais importantes da Sérvia e, graças às doações que recebe, conseguiu abrigar mais de 1.000 animais resgatados, incluindo cães, gatos e animais selvagens. “Eu amo meus cães, eles são minha vida, minha missão na terra”, concluiu ele na entrevista.

Leia também: Formando em Direito recebe diploma com facão e enxada para homenagear os pais cortadores de cana

Fonte: Yahoo!

Compartilhe o post com seus amigos! 😉

RECOMENDAMOS