Um comovente curta-metragem iraniano com pouco mais de dois minutos de duração venceu nesta semana o prêmio do júri no Festival do Cinema Africano de Luxor.

Poderoso, o filme consegue impactar e inspirar mudanças de comportamento mesmo com a pequena duração.

Não há legendas em português, mas felizmente não precisamos entender uma única palavra do idioma farsi, ou persa, falado pelo povo do Irã. Podemos captar a essência dos valores do curta, escrito e dirigido pelo jovem cineasta Syed Mohammad Reza Kheradmand, de apenas 20 anos.

Leia também: Apresentador de TV mexicano lamenta morte de seu amado cachorrinho, vítima de um infarto

Intitulada ‘Encontro das Quintas-feiras’, a peça não é muito reveladora para quem é de fora, mas entrega tudo para os iranianos.

No curta, um casal de idosos estão em um veículo em movimento recitando mutuamente um poema do persa Hafez, do século XIV.

Entre os iranianos, há o hábito de ler e recitar poesias em seu cotidiano, religiosos ou seculares.

Num dado momento, o veículo para no semáforo e o casal de idosos percebe a intensa discussão de outro casal num carro ao lado, apesar da filhinha no banco de trás.

Sensibilizados com a cena, o casal decide intervir de um jeito nobre. O gesto diz muito sobre o seu próprio casamento e sobre como pequenos detalhes que deveriam ser típicos do amor conjugal são capazes de ajudar a reconciliar.

Leia também: Idoso humilde oferece coentro como pagamento de taxa em cartório e funcionário aceita gentilmente

Confira o vídeo:

Você notou que na última cena a esposa já não está mais dentro do carro?

Conforme explica o portal ‘Aleteia’, “às quintas-feiras são o dia em que se costuma visitar o túmulo de entes queridos nos cemitérios. As flores que o marido idoso estava levando eram para a esposa já falecida”.

No trajeto até o cemitério, a ‘presença’ dela no carro era a bela lembrança do viúvo que estava indo levar-lhe flores, enquanto recordava um poema que retratava o amor com que o matrimônio havia sido vivido. Lindo, né? <3

Compartilhe o post com seus amigos! 😉

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS