Saúde

Cirurgiã brasileira de 89 anos entra para lista de cientistas mais influentes do mundo

A médica, professora e pesquisadora Angelita Habr-Gama, 89 anos, foi reconhecida pela prestigiada Universidade de Stanford, nos EUA, como uma das cientistas mais influentes do mundo.

Segundo a instituição, a Dra. Angelita, que também é premiadíssima em nosso país, ‘contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento da ciência a nível global’.

O reconhecimento da Universidade de Stanford foi feito através de uma lista que representa os 2% de cientistas mais citados em todas as áreas do conhecimento – isto é, a nata da elite científica mundial.

Leia tambémLady Gaga é aplaudida por auxiliar cantora de muletas a subir no palco do Grammy 2022

De acordo com o jornal Estado de São Paulo, o relatório foi feito em parceria com a Editora Elsevier BV e preparado por uma equipe de especialistas liderada pelo professor John Ioannidis, professor eminente da Universidade de Stanford.

“Esse reconhecimento é um estímulo para os médicos e cientistas brasileiros, um estímulo para progressão na carreira de outras pesquisadoras”, disse Angelita ao Estadão. Ela mantém a expectativa de que reconhecimentos como este sirvam de inspiração para outros cientistas trilharem caminhos parecidos, o que não é fácil.

“É claro que tudo isso exigiu muito esforço, muito estudo e muita dedicação, mas a gente chega lá”, disse a médica, que ainda hoje atua no Hospital Alemão Oswaldo Cruz. “Fico muito honrada e muito satisfeita com o reconhecimento”, completou.

Angelita é referência mundial em coloproctologia (área que estuda as doenças do intestino grosso, do reto e ânus), tendo traçado uma carreira de sucesso na Medicina.

Ela entrou para a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) em 1952, aos 19 anos. Ao longo dos anos, alcançou o topo da carreira na docência como professora titular de cirurgia e por uma formação pautada na excelência no ensino, na pesquisa e na extensão.

Pioneira, a doutora foi a primeira mulher residente de cirurgia do Hospital das Clínicas (HC) e anos mais tarde criou a disciplina de Coloproctologia na unidade. Também foi a primeira mulher a chefiar os departamentos de Cirurgia e Gastroenterologia da FMUSP.

Nestas décadas dedicadas à Medicina, Angelita publicou centenas de trabalhos científicos, ganhou mais de 50 prêmios nacionais e internacionais, foi nomeada coordenadora no Brasil do Programa de Prevenção do Câncer Colorretal pela Organização Mundial de Gastroenterologia (OMGE) e fundou a Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino (Abrapreci).

Ela também preside inúmeras sociedades científicas, é membro honorária no centenário American College of Surgeons, é a primeira mulher a integrar o seleto grupo de 17 Membros Honorários da European Surgical Association e foi reconhecida pela revista Forbes como uma das mulheres mais influentes do Brasil. Uau!!!

“A gente tem que ser o melhor possível até no mínimo que fazemos“, diz Angelita, parafraseando um poema de Fernando Pessoa.

“Tive a sorte e a oportunidade, trabalhando muito, de ser reconhecida. E eu recebo essa classificação como uma homenagem para o país todo, particularmente para as mulheres. As mulheres têm que estar em igualdade de condições e competência e podem também chegar ao mesmo status que os colegas do sexo masculino”, disse ela ao g1.

Aos 89 anos, a médica acredita que ainda há muito o que ensinar e aprender na sua prática da medicina e se diz cheia de esperança com as futuras gerações de médicos, cientistas e pesquisadores.

“Temos muito entusiasmo na divulgação dos nossos conhecimentos para os jovens. A geração que segue a nossa promete muito. É muito comprometida e de muita responsabilidade”, completou.

Leia também“Eu venci o câncer, sou um milagre”: ele vence sua doença e sai do hospital radiante

Compartilhe o post com seus amigos! 😉

Fonte: G1

Gabriel Pietro

Gabriel tem 24 anos, mora em Belo Horizonte e trabalha com redação desde 2017. De lá pra cá, já escreveu em blogs de astronomia, mídia positiva, direito, viagens, animais e até moda, com mais de 10 mil textos assinados até aqui.

Recent Posts

Cabrini revela confissão que poderia ter evitado morte de Senna

Um anúncio que jamais desejamos oferecer ecoou por todo o país: "Ayrton Senna da Silva…

22 horas ago

Filme proibido para menores de 18 anos é MAIOR ESTREIA DO MÊS no streaming; veja como assistir

Que tal um thriller psicológico que promete mexer com os nervos e a mente? "Santuário",…

5 dias ago

Esta série que acabou de chegar na Netflix está comovendo os assinantes de todas as idades

Em uma estreia recente que já está resonando com o público global, a Netflix colocou…

5 dias ago

Grupo Molejo é furtado no mesmo dia da morte do cantor Anderson Leonardo

De fato, a última sexta-feira, ontem, foi um dia difícil para o grupo Molejo. No…

5 dias ago

Calotes e despejos sem fim: QUEM SÃO e POR QUE mãe e filham moram no McDonald’s?

No coração do Leblon, uma das áreas mais valorizadas do Rio de Janeiro, uma situação…

6 dias ago

5 séries perfeitas para ver esse fim de semana na Netflix que vão te fisgar desde o 1º episódio

Nesta matéria, mergulhamos em cinco séries que estão moldando as conversas culturais e cativando audiências…

6 dias ago