Hoje em dia, quem pensa em construir a sua própria casa já não tem que se contentar com as soluções típicas. A construção tradicional tem é claro os seus predicados, mas existem diversas outras alternativas que possuem vantagens que podem e devem ser analisadas. As casas de madeira estão na linha da frente, quando se procura uma solução mais acessível, ecológica e confortável.

Acompanhe-nos numa pequena viagem pelas principais vantagens de se viver numa casa de madeira.

Três vantagens de viver numa casa de madeira

Anualmente, centenas de portugueses estão a converter-se a todos os benefícios que as casas de madeira proporcionam. Se está a iniciar o seu processo de escolher como vai construir a sua nova casa, recomendamos que leia esta pequena lista de vantagens que poderá obter ao viver numa casa de madeira.

Bom isolamento e eficiência energética

Um dos principais atributos da madeira enquanto material de construção é a sua grande capacidade natural de isolamento térmico. E neste aspeto, existem ainda alguns tipos de madeira que se destacam, como o pinho nórdico. Esta madeira é oriunda de florestas localizados no norte da Escandinávia. Tratam-se de árvores que são expostas a condições climatéricas extremas e poressa razão, a sua madeira torna-se mais densa e adquire excelentes propriedades de isolamento.

Ao proporcionar um melhor isolamento térmico, a madeira permite manter uma temperatura interior mais agradável, permitindo uma grande poupança em termos de utilização de equipamentos destinados a aquecer ou arrefecer a casa.

No nosso país, esta questão é particularmente pertinente, pois uma grande parte das habitações apresenta isolamento deficitário, fazendo com que mesmo com um clima mais ameno, muitas famílias tenham que pagar uma fatura elevada para manter a temperatura interior das suas casas a um nível aceitável.

Felizmente, já existem empresas que vendem casas de madeira em Portugal com boas opções de isolamento.

Ambiente mais saudável

É um tema muitas vezes ignorado, mas a casa em que vivemos tem impacto sobre a nossa saúde e estado de espírito. Sabia que as construções tradicionais utilizam materiais que libertam poeiras, gases e geram eletricidade estática? Todos estes elementos impactam a nossa saúde de forma negativa.

Pelo contrário, a madeira é um material de origem natural que não produz nenhum dos efeitos
referidos anteriormente. Proporcionando assim um ambiente interior mais saudável e livre de
elementos tóxicos.

Adicionalmente, uma vez que a madeira também tem a capacidade de eliminar a humidade de
forma natural, permite melhorar a qualidade do ar interior.

Versatilidade

As casas de madeira em geral, mas ainda mais casas prefabricadas de madeira oferecem uma grande flexibilidade. Se mais tarde precisar de adicionar divisões, criar um terraço, ou fazer todo o tipo de alterações, tudo será muito mais simples e barato do que aconteceria com outro tipo de construção.

Algumas empresas disponibilizam aos seus clientes diversos modelos de casas prefabricadas de madeira, mas permitem uma grande diversidade de alterações. Desta forma, cada cliente pode personalizar a casa conforme a sua visão pessoal e necessidades mais relevantes. Caso tenha interesse em casas de madeira personalizadas, não deixe de visitar a página Maestro CasasContacto.

RECOMENDAMOS