Um passageiro a bordo de um voo das Bahamas para a Flórida que pousou com sucesso o avião, apesar de não ter experiência de voo, foi fotografado nesta semana.

O passageiro – que ainda não foi identificado – estava a bordo de um Cessna 208 Caravan que viajava do Aeroporto Internacional Leonard M. Thompson em Marsh Harbor, nas Bahamas, na terça-feira, quando o piloto sofreu uma emergência médica e caiu inconsciente.

O homem, fotografado vestindo roupas claras e óculos escuros, rapidamente entrou em ação e conseguiu pousar o avião com sucesso em um feito que um piloto da JetBlue disse ser ‘nada menos que um milagre’.

Ele foi auxiliado por Robert Morgan, um controlador de tráfego aéreo, que imprimiu uma imagem dos controles da cabine para guiar o passageiro nas etapas de voo e pouso do avião enquanto ele lutava com o sistema de navegação.

Depois que ele pousou com sucesso, Morgan disse ao WBPF , os dois se abraçaram na pista do Aeroporto Internacional de Palm Beach, na Flórida, onde foram fotografados.

“Foi muito bom ajudar alguém, e ele me disse que iria para casa hoje à noite para ver sua esposa grávida”, disse Morgan à emissora de notícias depois.

Um passageiro que pousou com sucesso um avião viajando das Bahamas para a Flórida depois que o piloto desmaiou é retratado, à direita, com Robert Morgan, um controlador de tráfego aéreo que ajudou a guiá-lo durante o voo

O passageiro nem sabia como ligar o sistema de navegação e não sabia a localização do avião além de ‘na costa da Flórida’

Assista ao vídeo:

Leia também: França reinsere ditados, leitura em voz alta e cálculo mental em sala de aula para conter “revés educacional”

Morgan disse que estava no intervalo lendo um livro do lado de fora, quando recebeu uma ligação de emergência informando que um passageiro sem experiência de voo estava tentando pousar um voo com segurança.

Ele revelou que nunca pilotou um avião Cessna 208 Caravan antes, mas é um instrutor de voo certificado pela FAA com cerca de 1.200 horas de voo em seu currículo.

Morgan disse que rapidamente decidiu imprimir um layout do cockpit, que ele usou para guiar o passageiro pelas etapas de voo e pouso do avião enquanto lutava com o sistema de navegação.

“Sinto que provavelmente era para acontecer”, disse Morgan à estação de notícias. “Eu sabia que o avião estava voando como qualquer outro avião. Eu só tinha que mantê-lo calmo, apontar para a pista e dizer a ele como reduzir a potência para que ele pudesse descer para aterrissar.

“Antes que eu percebesse, ele estava tipo, ‘Estou no chão. Como eu desligo essa coisa?”’

Morgan, à direita, imprimiu uma foto de um avião Cessna 208 Caravan para ajudar a guiar um passageiro nas etapas de voo e pouso do avião

Morgan nunca havia pilotado um avião Cessna 208 Caravan, ele revelou mais tarde, mas é um instrutor de voo certificado pela FAA com cerca de 1.200 horas de voo em seu currículo

O áudio da conversa do homem com o controle de tráfego aéreo, obtido pelo DailyMail.com, no entanto, revela o quão tensa era a situação.

Nas gravações, o passageiro podia ser ouvido dizendo ao controle de tráfego aéreo em Fort Pierce: ‘Tenho uma situação séria aqui’, enquanto sobrevoava a costa da Flórida a cerca de 110 quilômetros ao norte de seu destino.

‘Meu piloto ficou incoerente. Não faço ideia de como pilotar o avião.

Um agente de controle de tráfego aéreo então respondeu: ‘Roger. Qual é a sua posição?

O passageiro respondeu: ‘Eu não faço ideia. Posso ver a costa da Flórida à minha frente. E não faço ideia.

O controlador de tráfego aéreo em Fort Pierce, audivelmente chocado, disse ao passageiro que tentaria localizar o avião quando a chamada de emergência chegasse em seu rádio.

“Mantenha as asas niveladas e apenas tente seguir a costa, seja para o norte ou para o sul”, disse o controlador.

— Estamos tentando localizá-lo.

Nos quatro minutos seguintes, o áudio mostrou que o passageiro permaneceu notavelmente calmo enquanto tentava descobrir o que fazer e esperar que o controlador de tráfego aéreo encontrasse sua aeronave.

‘Vocês já me localizaram?’ ele perguntou depois de um tempo.

‘Eu não consigo nem ligar minha tela de navegação. Tem todas as informações sobre ele. Vocês têm alguma ideia sobre isso?

O homem acabou sendo encontrado voando na costa de Boca Raton, e Morgan, no aeroporto de Palm Beach, conseguiu convencê-lo enquanto o orientava sobre como pousar o avião.

A aterrissagem foi um pouco instável, mas no final das contas segura e bem-sucedida de acordo com o controle de tráfego aéreo, que ficou claramente surpreso com a capacidade do passageiro de acomodar o avião na pista sem qualquer experiência anterior.

“Você acabou de testemunhar alguns passageiros pousando aquele avião”, disse o controlador de tráfego aéreo atônito pelo rádio.

Outro piloto na pista disse: ‘Você disse que os passageiros pousaram o avião?’

“Isso mesmo”, respondeu o controle.

‘Oh meu Deus. Bom trabalho!’

O piloto, que permaneceu inconsciente, foi posteriormente levado ao hospital em decorrência da doença desconhecida. Seu estado permanece desconhecido.

Um especialista em aviação disse à CNN que não é incomum que pequenos aviões turboélice, como o Cessna 208 Caravan, voem com apenas um piloto, principalmente quando os voos são privados.

Um porta-voz da FAA confirmou que estava investigando o incidente e disse que o piloto sofreu um “possível problema médico” – embora não tenha fornecido mais detalhes sobre sua condição.

O piloto foi levado para o hospital e o passageiro conseguiu sair em segurança do avião

Justin Dalmolin, um piloto da JetBlue, foi instruído a adiar sua decolagem para dar ao passageiro sem nome Cessna espaço e tempo para pousar o avião.

“O nível de dificuldade com que essa pessoa teve que lidar em termos de ter tempo de voo zero para voar e pousar uma aeronave monomotor de turbina é absolutamente incrível”, disse Dalmolin, surpreso.

Ele disse à ABC 25 : ‘A parte incrível não é apenas pilotar a aeronave, mas obviamente a coisa mais difícil que é configurar a aeronave para aproximação e pouso. E então pousando, e isso para mim, para um piloto de tempo zero.

‘Eu me lembro dos meus primeiros dias quando comecei o treinamento de voo, eu estava com os dedos brancos e suando nas minhas primeiras dez horas de treinamento.’

Dalmolin disse que foi uma sorte ser dia para que o passageiro ao volante pudesse ver para onde estava indo, porque teria sido extremamente difícil se a saga tivesse se desenrolado durante a noite ou com neblina pesada.

“Você sabe que não é nada menos que um milagre e estou muito feliz por eles e suas famílias terem tido um resultado tão bom”, disse Dalmolin.

John Nance, um especialista em aviação, também disse à ABC 25 que o pouso de um avião tão complexo por alguém sem nenhum histórico de voo foi um feito notável.

“Esta é a primeira vez que ouço falar de um desses sendo pousado por alguém que não tem experiência aeronáutica”, disse Nance.

“A pessoa no avião que não tinha experiência aeronáutica ouviu com muita atenção e obviamente seguiu as instruções com muita calma.

— Foi isso que fez a diferença.

Leia também: Gatinha chora debaixo de um carro enquanto abraça o corpo de seu bebê, que faleceu

Fonte: CNN

Compartilhe o post com seus amigos! 😉

RECOMENDAMOS