La Mente es Maravillosa

Namaste é uma daquelas palavras dotadas de uma mensagem tão bela quanto enriquecedora . Aqueles que praticam ioga regularmente estarão mais do que acostumados a pronunciar essa expressão no final da aula. Estamos lidando com uma palavra originária do sânscrito que goza de grande significado espiritual nas culturas da Ásia … mas o que isso significa?

A verdade é que existem muitos conceitos que só fazem sentido nos idiomas nativos deles. Dadas as complexidades do próprio sânscrito, não é fácil simbolizar em outra língua todo aquele caleidoscópio de significados, imagens, intenções e religiosidade contidos na palavra namasté. Poderíamos dizer que, conforme revelado pelas raízes etimológicas, “nam” e “te”, a tradução será algo como “eu vos saúdo” ou “reverencio-me diante de vós”.´

No entanto, é muito mais. Há algo divino, há uma conotação ética e gentil, há um véu espiritual e religioso … Poucas palavras incluem em cada uma de suas letras tanto poder.

“Lembre-se da ênfase do coração. A mente vive em dúvida e o coração vive em confiança. Quando você confia, de repente você se concentra “.
-Osho-

Uma origem muito arcaica
As origens da palavra namaste são muito remotas. Falamos da ancestral cultura hindu, imensamente variada em termos de práticas religiosas, dialetos, tradições, etc. Uma das muitas línguas faladas na Índia é o sânscrito, considerado uma língua sagrada, uma linguagem quase perfeita de acordo com os linguistas. Sua gramática é admirável e até há pouco tempo era o veículo de expressão e comunicação entre líderes religiosos bramânicos e eruditos.

Além disso, o termo “sânscrito” significa algo como “feito com perfeição”. Mesmo em algumas partes do sul da Ásia, o namaskar é usado como sinônimo para tratar os idosos.


Raízes etimológicas
Vamos agora entrar na etimologia dessa palavra antiga. Para começar, devemos dizer que, como já indicamos no início, namaste é uma palavra composta. O termo “namas” significa “saudação” ou “reverência”, e vem etimologicamente de nam, que significa “prostrado” ou “curvar-se”. Por seu turno, o sufixo “te” é um pronome pessoal, bastante semelhante ao equivalente em português, a propósito, que significa “para você”.

Então, se colocarmos os dois significados juntos, descobrimos que namaste significaria algo como “eu te cumprimento” ou “eu te reverijo”. No entanto, aqui não esgota o significado desta palavra …

Os significados de Namasté
Vamos além do aspecto estritamente semântico da palavra namaste. Para entender seu significado, precisamos nos aprofundar no universo filosófico-espiritual que o sânscrito possui. Vamos vê-los

– O termo “namas” também pode ser interpretado como “nada meu”. Portanto, essa palavra também simbolizaria a importância de deixar o ego de lado em uma atitude de humildade em relação ao outro. Se esta saudação é feita do coração , uma conexão genuína entre as pessoas é estabelecida. Um aspecto que vai além das expectativas e máscaras sociais.

– Quando pronunciamos a palavra namasté, costumamos acompanhá-la com um gesto, um “mudra”. A pessoa se une às palmas das mãos na forma de oração e as leva para o centro do peito, junto ao chakra do coração .

– Essa posição, e de acordo com o budismo, nos permite descansar e fluir nossa energia para estar em harmonia com o mundo.

– Há outra nuance do significado espiritual desta palavra multifacetada. Referimo-nos à crença de que existe uma centelha divina em cada pessoa . Então, quando a palavra Namaste é acompanhado por gesto ou mudra, estamos reconhecendo a presença divina em si mesmo no outro. Se afirmamos em palavras, seria algo como: “A centelha divina em mim reconhece a centelha divina em você”

Além disso, há um componente mais atribuído à palavra namasté . É onde é simbolizado que “seu espírito e o meu são um”. Estamos todos conectados, somos todos parte do universo. O que te faz feliz me faz feliz . O que afeta você me afeta.

Em todos os casos, o que está sendo transmitido é uma saudação ou despedida da outra pessoa, da parte mais profunda e espiritual de nosso ser. Um autêntico e sincero gesto, liberto de todo preconceito e que surge da parte mais amável de nós para com as pessoas com as quais nos encontramos.

Namastê e yoga
Nas aulas de yoga é muito comum a palavra namasté aparecer no final, como uma despedida. No entanto, idealmente, a prática deve também começar na introdução e na preparação como uma forma de recepção, acolhida onde impregnar na outra a sensação de abertura, gentileza e recepção sincera.

No entanto, porque no final da aula a mente e o ambiente são mais serenos, em geral, os instrutores de ioga preferem dizer esse mantra quando a energia é mais propícia. Ou seja, quando estamos mais relaxados e exercitamos nosso corpo para acalmar nosso espírito.

Namaste é uma maneira de honrar a outra pessoa, uma maneira de mostrar respeito e gratidão da parte mais profunda do nosso ser.

A partir de agora, caro leitor, quando ouvir ou falar a palavra namasté , lembre-se de que, de acordo com essa cultura ancestral, você estará participando conscientemente do processo de evolução espiritual que esta palavra especial procura estimular dentro de você.

Com a pronúncia desta palavra, acompanhado por seu gesto especial vai transmitir seu desejo é para promover um encontro real, imbuído de respeito pela outra pessoa, independentemente de raça ou idade é porque namaste só entende de ser.

Os hindus usam a palavra namasté como uma forma de saudação e despedida. Também serve para agradecer , pedir permissão, oferecer respeito …

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS


Revista Pazes
Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!


COMENTÁRIOS