A aposentada argentina Hilda Ramírez, uma senhora de 89 anos, recentemente voltou e concluiu o ensino fundamental depois de ter adiado os estudos por décadas, uma vez que desde muito jovem teve que começar a trabalhar no campo para ajudar sua família.

Hilda é natural de Quebracho, zona rural da província de Entre Ríos na Argentina, e aos 7 anos começou a ajudar nas tarefas do campo, devido à difícil situação econômica da sua família, largando os estudos no ensisno fundamental.

Leia também: ‘Só pensei em comer’, diz mulher que furtou macarrão, após ser solta

Em entrevista à mídia argentina El Once, Hilda lembrou que “dava trabalho plantar abóbora, batata, todas essas coisas… E ajudar meu pai, minha mãe em casa. Minha mãe era costureira, ela costurava para muitas famílias lá. Naquela época não existia uma estrada de asfalto, era de terra e lama” .

Ao longo dos anos, Hilda continuou a trabalhar, começou uma família e teve novas responsabilidades, mas seu desejo de retornar à escola primária continuou ao longo de sua vida até que finalmente no início de 2015 ela decidiu se matricular em uma instituição para adultos. Ela estudou por um ano até que o marido começou a ter problemas de saúde, o que forçou ela a abandonar a escola para cuidar dele.

Algum tempo depois, em 2018, Hilda foi diagnosticada com um tumor cancerígeno, mas felizmente ela foi operada com sucesso, sem sequelas.

Infelizmente, três anos depois da cirurgia, a idosa ficou viúva após quase 65 anos de casamento com seu marido Bernardo Ramírez.

Apesar da tristeza de ter perdido o companheiro de tantos anos, Hilda decidiu que daria uma nova oportunidade aos estudos e em 2021 voltou a estudar em meio à pandemia.

Todos os dias, ela caminhava vinte quarteirões de ida e volta para a Escola Primária de Jovens e Adultos, instituição que lhe entregará o diploma no final de 2021 junto com os demais graduados.

Desta forma, Hilda deu um maravilhoso exemplo de dedicação e perseverança, mostrando que nunca é tarde para realizar seus sonhos. Além disso, a octogenária destacou em entrevista ao portal Infobae que a educação é um pilar fundamental e até mandou conselhos às novas gerações.

“Aconselho-as a estudar, a ir à escola, agora que podem aproveitar porque lá São muitos os meios de comunicação para o poderem… Agora vou conseguir o meu diploma do ensino básico pela primeira vez e não podem imaginar a felicidade que isso me dá”, disse.

Leia também: Projota deleta as fotos das redes sociais e escreve uma “carta aberta aos fãs”

Fonte: Nation

Compartilhe o post com seus amigos! 😉

RECOMENDAMOS