Guta Stresser revelou recentemente que foi diagnosticada com esclerose múltipla, doença crônica que compromete a função do sistema nervoso.

Segundo a atriz, os primeiros sintomas foram se mostrando no ano de 2020, quando ela participou da “Dança dos Famosos”. Ela conta que esquecia coreografias logo após terminá-las, porém tais acontecimentos foram ignorados por Guta.

Ela conta que a situação só foi piorando. Sentia dores musculares ao ficar muito tempo parada, formigamento nos pés e nas mãos, variações de humor, enxaqueca e percebeu que estava esquecendo palavras simples como “copo” e “cadeira”.

Guta conta que só levou os sintomas a sério após cair na sala de sua casa.

“Cheguei a pensar que poderia ser Covid-19 ou sintomas relacionados à menopausa, já que estou entrando nessa fase. E aí levei um tombo na sala de casa que me acendeu um alerta.”

A doença faz com que o sistema imunológico ataque a bainha de mielina que envolve os neurônios.

Leia também: Jornalista irlandesa falece após publicar despedida: ‘Indo para casa morrer’

Depois de procurar um otorrinolaringologista, e fazer exames de ressonância magnética, os resultado apontaram o diagnóstico da doença.

“Perdi o chão na mesma hora. Nem sabia direito o que era aquilo, só que afetava o cérebro, e só isso me soou aterrorizante”, disse. O maior medo, segundo ela, era ficar incapacitada.

A atriz, não se deixou abalar pelo diagnóstico, e afirma: “Com a ajuda do neurologista, entendi que diagnóstico não é sentença e que, apesar da doença não ter cura, ela tem, sim, tratamento”.

Guta inseriu alguns hábitos em sua rotina, atividades para o desenvolvimento do cérebro, como a leitura e palavras cruzadas, pratica ioga, melhorou sua alimentação e agora faz uso de uma nova medicação.

“O primeiro passo foi tomar um remédio caríssimo, que só consigo obter graças ao Sistema Único de Saúde, ao qual sou, aliás, bastante grata”, conta.

Recentemente, ela também incluiu em seu tratamento, o óleo de CBD, um derivado de maconha que é legalizado e tem se revelado promissor.

Ela afirma que não pretende parar de atuar, ainda mais devida a estabilidade de seus resultados de exame, “Desde os 13 anos, me entendo como atriz”, reforça.

Guta, conhecida por sua participação na série “A Grande Família”, tem trabalhos recentes, como a série que estará para estreia na plataforma Star+, chamada “How to be a Carioca”. Também montou e produziu a peça “O Casamento”, de Nelson Rodrigues.

Leia também: Luciano Szafir é internado novamente após alta de cirurgia

Fonte: O Povo

Compartilhe o post com seus amigos! 😉

RECOMENDAMOS