Estudantes brasileiros criam copo que identifica qualquer bebida com “Boa noite, Cinderela”

Um grupo de estudantes do colégio Sesi Gravataí, no Rio Grande do Sul, criou um copo especial capaz de identificar qualquer bebida com o temido ‘Boa Noite, Cinderela’.

O copo possui um reagente químico que identifica a presença da droga GHB (Ácido Gama Hidroxibutírico), nome técnico para a bebida batizada usada dopar pessoas sem que elas percebam.

O desenvolvimento do recipiente ficou a cargo de Natally Souza, 16, Giovanna Freitas, Giovanna Moraes e Nicolli Marques, de 17 anos.

revistapazes.com - Estudantes brasileiros criam copo que identifica qualquer bebida com “Boa noite, Cinderela”

Leia tambémPapa Francisco manda mensagem ao Brasil: ‘Que Nossa Senhora Aparecida livre o brasileiro do ódio, intolerância e violência’

Elas usaram o reagente colorimétrico dragerndorff, que ao entrar em contato com o ácido, faz com que o copo mude para uma cor avermelhada, alertando sobre o envenenamento.

“Durante as nossas pesquisas, a gente percebeu que tinha um grande uso de entorpecentes utilizados em festas para deixar as pessoas dopadas e serem vulneráveis a sequestros, roubos, assaltos e abusos sexuais”, contam as alunas.

Trata-se de um projeto inédito em nosso país e muito necessário. “Nossa maior dificuldade no momento é produzir essa base sólida. Nós já temos o reagente que usaríamos, porém como todos os outros reagentes colorimétricos, ele também é tóxico e a gente tá trabalhando de uma maneira que isso não intoxique uma pessoa ao ser utilizada”, explicaram as estudantes.

revistapazes.com - Estudantes brasileiros criam copo que identifica qualquer bebida com “Boa noite, Cinderela”

Vale ressaltar que o copo pode ser usado múltiplas vezes.

Leia também“Homem mais sujo do mundo” falece aos 94, após ficar mais de meio século sem tomar banho

Fonte: CNN

Compartilhe o post com seus amigos! 😉






Gabriel tem 24 anos, mora em Belo Horizonte e trabalha com redação desde 2017. De lá pra cá, já escreveu em blogs de astronomia, mídia positiva, direito, viagens, animais e até moda, com mais de 10 mil textos assinados até aqui.