Em vez de castigo, a meditação. Uma escola americana instituiu a ioga como forma de melhorar o comportamento dos alunos que cometem alguma falta.

A Robert W. Coleman Elementary School fez parceria com a Holistic Life Foundation (HLF) que é uma organização sem fins lucrativos com sede em Baltimore, EUA, comprometida em promover o bem-estar de crianças e adultos em comunidades carentes.

Eles usam uma abordagem abrangente que ajuda as crianças a desenvolver suas vidas interiores por meio da ioga, da atenção plena e do autocuidado. O HLF tem compromisso com o aprendizado, a comunidade e o cuidado com o meio ambiente.

Leia também: Mulher argentina elimina naturalmente HIV do seu organismo; médicos encontram anticorpos

Nada de mandar crianças para a diretoria

O HLF também desenvolve programas e currículos de alta qualidade baseados em evidências para melhorar o bem-estar da comunidade.

Nada de punição para crianças com algum problema comportamental ou mandá-las para a sala do diretor.

A Robert W. Coleman Elementary School , em Baltimore, Maryland, tem algo chamado de “Mindful Moment Room”, algo como “Sala do Momento Consciente”, em tradução livre.

O espaço não se parece uma sala para punir alguém. Em vez disso, está cheio de lâmpadas, decorações e almofadas roxas macias.

Crianças que se comportam mal são incentivadas a sentar na sala e fazer práticas como respiração ou meditação. Isso para se acalmarem e se equilibrarem novamente.

Lá, elas também são convidados a falar sobre o que aconteceu.

Benefícios da meditação

A meditação e a atenção plena são muito interessantes, cientificamente.

A meditação consciente existe de uma forma ou de outra há milhares de anos. Recentemente, porém, a ciência começou a observar seus efeitos em nossas mentes e corpos, e está descobrindo alguns efeitos interessantes.

Um estudo, por exemplo, sugeriu que a meditação consciente pode dar aos soldados praticantes uma espécie de armadura mental contra emoções perturbadoras e também pode melhorar a memória.

Outra sugestão de meditação consciente pode melhorar a capacidade de atenção e o foco de uma pessoa.

Estudos individuais devem ser feitos com um grão de sal (os resultados nem sempre são válidos em todas as situações), mas no geral, a ciência está começando a construir uma imagem realmente interessante de como a meditação pode ser incrível.

A atenção plena, em particular, tornou-se parte de certas psicoterapias razoavelmente bem-sucedidas.

Mindfulness

A Holistic Life Foundation também administra outros programas e por mais de 10 anos, a fundação oferece o programa pós-escolar Holistic Me, no qual crianças do pré-escolar ao quinto ano praticam exercícios de mindfulness e ioga.

“É incrível”, disse Kirk Philips, coordenador do Holistic Me na Robert W. Coleman, a James Gaines, para a Upworthy. “Você não pensaria que crianças pequenas meditariam em silêncio. E eles meditam.”

Houve uma festa de Natal, por exemplo, em que as crianças sabiam que iriam ganhar presentes, mas ainda assim se esperava que fizessem a meditação primeiro.

“Como uma criança, deve ser difícil sentar e meditar quando você sabe que está prestes a ganhar um monte de presentes, e eles conseguiram!

Foi lindo, estávamos todos sorrindo um para o outro olhando para eles,” disse Philips.

Assista a prática no vídeo:

Leia também: Desconhecidos doam R$ 9 milhões para homem inocente que ficou preso injustamente por 43 anos

Fonte: Bright Vibes

Compartilhe o post com seus amigos! 😉

RECOMENDAMOS