Brincar com as crianças é uma forma de fortalecer o vínculo afetivo com elas. Mas para que seja um momento mágico para todos, é fundamental saber fazê-lo bem. Portanto, hoje vamos mostrar a você as chaves para aproveitar ao máximo as horas de jogo compartilhado.

Você deve saber que o jogo na infância é muito mais do que entretenimento. É um meio de aprendizagem que permite às crianças serem independentes, enfrentarem diversas situações e desenvolverem a concentração e a criatividade. Além disso, prepara-os para a vida e para o estabelecimento de boas relações pessoais.

Por tudo isso, brincar com as crianças é extremamente importante e, com isso, você pode se aproximar ainda mais delas e de seu mundo. Portanto, procure dedicar um tempinho todos os dias para compartilhar momentos na sala de jogos. Você verá que eles vão se divertir muito!

Se não sabe brincar bem com os seus filhos, se fica entediado ou simplesmente perdeu o ritmo nesta atividade, não se preocupe! A seguir, iremos atualizá-lo com essas chaves . Anote!

1. Arranje tempo para jogar todos os dias!

Encontre algum tempo em seu dia agitado para se dedicar à rotina do jogo. Não leva muitas horas , mas leva no mínimo 15 minutos sem interrupções, para se divertir plenamente com seus filhos.

Obviamente, procure uma atividade sem telas e concentre-se nelas para entrar no jogo. A ideia é passar um tempo juntos e fazer com que todos se sintam mais felizes.

Leia também: “País estrangeiro – Memórias de um Brasil profundo”, de Ivete Nenflidio

2. Envolva seus filhos para brincar

Para que seus filhos gostem do jogo, eles devem se sentir envolvidos nele. Portanto, você não quer enviar sobre toda a atividade!

Deixe-os tomar as rédeas, deixe-os comandar e divirta-se conduzindo o jogo à sua maneira. Eles vão adorar ser o chefe naquela hora do dia e também, assim vão entender que a sua opinião e a sua imaginação também são importantes.

Sua auto – estima será aumentada por um momento! E com o tempo, eles se concentrarão mais em suas atividades e se sentirão muito melhor. Você verá.

3. Chegue ao nível deles

Você não quer ser o adulto na hora de brincar e tentar alcançar seus filhos. Conecte-se com sua criança interior, aquela que você geralmente enterra durante o resto do dia para suas responsabilidades de adulto.

Desfrute de ser uma criança por um tempo e, fundamentalmente, abaixe-se fisicamente também . O contato visual é essencial para se conectar com os pequenos de outro lugar.

4. Pense em seus interesses de jogar

Para que seus filhos se divirtam muito, o mais importante é que você preste atenção aos interesses deles. Veja o que é que lhes interessa e jogue com isso. Se necessário, descreva o que eles fazem em um tom positivo, mas evite corrigi-los o tempo todo ou querer direcionar a atividade.

Simplesmente, copie o que seus filhos fazem e curta com eles aquele mundo de fantasia que eles apresentam para você. Essa atividade os unirá emocionalmente.

5. Elogie sua imaginação

Diga a seus filhos o quanto você está se divertindo e que adora a imaginação e a criatividade deles . Dê a eles todo o seu amor e mostre o seu carinho, fale com eles com toda a sinceridade do mundo cada vez que você os elogiar.

Desta forma, e inconscientemente, seus filhos serão capazes de repetir essa tarefa com entusiasmo. Suas frases de carinho farão com que eles se sintam seguros e felizes ao seu lado.

6. Não compita com seus filhos quando brincam

Embora seja verdade que as crianças têm que aprender a ganhar e perder, isso não é o que importa em momentos de brincadeira compartilhada.

Você tem que tentar fazer deles momentos de diversão e autoconhecimento. Portanto, aproveite as situações de conflito para trabalhar a tolerância à frustração e o controle das emoções.

7. Aumente o jogo livre

Brincar livremente é essencial para que as crianças desenvolvam a criatividade e a imaginação. Não os limite e permita que encontrem uma maneira de se divertirem sozinhos.

Deixe-os explorar livremente e inventar palavras ou jogos. Não diga a eles que não é tocado assim ou que tais palavras não existem, incentive-os a deixar sua imaginação voar!

Aproveite a oportunidade de brincar com seus filhos hoje, porque eles não serão crianças por toda a vida

Com tudo isso em mente e seguindo as chaves que aqui passamos, você verá que seus filhos vão gostar de brincar com você. Além disso, irão criar memórias inesquecíveis destes momentos mágicos, que lhes permitirão crescer como adultos emocionalmente saudáveis.

Com o seu investimento de tempo, seus filhos se tornarão corajosos, confiantes, autoconfiantes, cooperativos, bem-sucedidos … e felizes!

Leia também: Influencer Sarah Poncio perde guarda do filho adotivo, Josué, de 2 anos: ‘Estou quebrada’

Fonte: Eres Mama

Compartilhe o post com seus amigos! 😉

RECOMENDAMOS