Arthur Motté, 21 anos, criou gosto pela prática de jardinagem em sua infância, quando aprendeu técnicas com seu professor de música, logo dominou as mais diversas habilidades de semeadura e cultivo.

Infelizmente, seu professor faleceu em 2016, e foi quando o adolescente decidiu pedir um pedaço de terra do terreno onde mora com seus pais para por em prática seu aprendizado.

Ganhou de seus pais um espaço de 15m², um tamanho simbólico, e com 15 anos iniciou seu projeto que chamou de “Le Potager d’Arthur” (Horta do Arthur, em tradução literal).

O pequeno espaço não foi um obstáculo para o jovem, suas hortaliças, além de grandes, se tronaram diversas, e em apenas três anos, o garoto já possuía dezenas de variedades de alimentos frescos ao seu dispor, como abóbora, pepino, tomate, abobrinha e capuchinha.

Nesse meio-tempo, o jovem inseriu diversos métodos novos para plantio, como o plantio de PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais). Também instalou estruturas de bambu verticais para trepadeiras.

Leia também: Cantora de sertanejo morre após ser atingida por carro desgovernado na Bahia

Arthur também intercala o plantio de flores em sua área, que além de atrair insetos polinizadores, dá uma estética única ao espaço.

Sua mini-estufa dedicada ao cultivo de sementes também é um espetáculo à parte.

Arthur também desenvolveu um “hotel de insetos” com intuito de afastar parasitas e outras pragas, espaço que serve de abrigo para espécies que ajudam no controle biológico de pragas, e também favorece os seres ali que atuam na polinização.

Não parando por aí, o jovem publicou um livro sobre tudo que aprendeu com sua experiência na horta orgânica, exaltando todos os anos de sua dedicação.

Com título “Mon petit potager bio sur 15m²” (“Minha pequena horta orgânica em 15m²”), o livro foi publicado em 2020.

“Com minha história, espero inspirar as pessoas a cultivarem sua própria comida e a serem gentis com a natureza para que possamos trabalhar por um mundo melhor”, completou ele.

Leia também: Cidade do interior da Austrália comemora primeiro nascimento de bebê em 15 anos

Fonte: RPA

Compartilhe o post com seus amigos! 😉

RECOMENDAMOS