A cultura do “Resumo de Novela”: Por que o brasileiro não se importa com spoilers de novelas?

Vira e mexe, sejam com os lançamentos de grandes blockbusters de Hollywood ou séries bastante antecipadas do streaming, surge aquela palavrinha de sete letras, em inglês, que virou símbolo de estraga-prazeres: o ‘spoiler’ – isto é, a divulgação precoce de detalhes ou reviravoltas da trama.

No entanto, apesar de gerar debates ferozes nas redes sociais, o spoiler é visto como “menos prejudicial” no caso das novelas. Por que?

Leia mais sobre as novelas no RD1, inclusive da TV Globo e da Rede Record.

Um bom argumento para isso está no fato das telenovelas brasileiras serem produtos de consumo gratuito, diluídos em centenas de capítulos e com um público menos engajado do que as produções, por exemplo, do calibre do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) ou dos fã clubes que se aglutinam em torno das séries da Netflix.

‘Spoileiros’ de novelas passam batido

Ao contrário dos críticos de cinema e dos blogueiros – que precisam tomar muito cuidado antes de escrever a respeito de uma obra prestes a ser lançada, a ponto de terem que colocar ‘alertas de spoiler’ para advertir os desavisados, – os redatores focados em antecipar detalhes das tramas novelescas fazem o seu trabalho passando de maneira despercebida.

Muitas vezes, inclusive, são elogiados pelos milhares de internautas consumidores de novelas, que não podem assistir a determinados capítulos porque estarão trabalhando ou cuidando de outros afazeres.

Para que não percam o fio da trama, o jeito é recorrer aos spoilers de certos episódios e saber o que acontece com os protagonistas da trama antes da própria exibição na TV.

Em outros casos, a necessidade de saber o que acontece de maneira antecipada é apenas um capricho do espectador ou uma solução rápida para a própria ansiedade.

De toda forma, a cultura do “resumo de novela” na internet se tornou algo corriqueiro e sem qualquer potencial corrosivo entre o público das telenovelas. Para estes espectadores, o spoiler antecipado de detalhes da história não fará tanta diferença a longo prazo.

Além do mais, a imensa maioria da audiência não é afetada pela divulgação precoce de informações, haja visto que os resumos postados na internet alcançam apenas uma pequena parte do público.

Com isso em mente, as grandes emissoras produtoras de telenovelas, como a Globo, a Record e o SBT, não intervêm no ‘festival de spoilers’ por simplesmente não enxergarem danos à audiência de seus produtos ou ao impacto dele perante os espectadores ou perante às redes sociais.

Se esta relativa paz se manterá a longo prazo, é outra história – em um contexto em que, por exemplo, a cada ano os números de audiência das novelas da Globo (em todas as faixas de horário) caem consideravelmente – vide a Novela Terra e Paixão.

À medida em que elas perdem relevância e se tornam produtos de nicho (para blocos específicos de público), a tendência é que os spoilers sejam cada vez mais mal vistos. Ou não… O tempo nos dirá.






Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!