Menina que vendia peixes para sobreviver ganha bolsa e frequenta escola pela 1ª vez

Quando Otto Orondaam conheceu Sisianu há 10 anos em uma aldeia nigeriana e soube que ela não ia à escola, ele assumiu como missão ajudá-la de todas as maneiras que pudesse.

Otto convenceu seus pais a matriculá-la, encorajou-a e financiou seus estudos da melhor maneira possível, para que a jovem fosse a excelente aluna que é agora.

Pessoas que se dedicam a ajudar quem mais precisa por meio de fundações ou organizações conheceram várias histórias ao longo de suas carreiras, mas sempre há algumas que se destacam mais que outras.

Um empreendedor social chamado Otto Orondaam contou no Twitter quando conheceu Sisianu, uma menina de 8 anos em 2011 e que desde então passou por uma transformação incrível graças à sua ajuda e de mais pessoas. Tudo começou naquele ano, quando ele a viu pela primeira vez remando em uma grande canoa em Makoko, na Nigéria, vendendo peixe defumado no mercado com sua mãe.

Embora achasse inspirador, ele sabia que, na verdade, a menina deveria estar na escola.

revistapazes.com - Menina que vendia peixes para sobreviver ganha bolsa e frequenta escola pela 1ª vez

Leia também: Painel de Nossa Senhora Aparecida fica intacto após incêndio destruir carreta de algodão; confira fotos

Seus pais não davam importância à sua educação e na comunidade acreditava-se que as meninas não deveriam estudar, mas conseguiram convencê-los do contrário. “Eu realmente queria vê-la ter sucesso. Eventualmente, conseguimos que a família dela nos permitisse matriculá-la na escola. Essa foi uma grande vitória para nós” , disse ele na rede social.

Sisianu estava muito animada para ir para a escola e isso transparecia em suas boas notas.

revistapazes.com - Menina que vendia peixes para sobreviver ganha bolsa e frequenta escola pela 1ª vez

Infelizmente, para seus os pais, a educação não era prioridade e Sisianu começou a faltar às aulas porque cuidava dos irmãos mais novos e ajudava a mãe na pesca. Com isso, suas notas caíram e ela perdeu a motivação em 2018. “Ficamos muito preocupados”, comentou Otto no Twitter.

Ele e sua equipe acharam melhor mandar Sisianu para Abuja, capital onde ela foi matriculada na escola Word Of Faith Schools com a ajuda de uma bolsa de estudos, mas ela falhou no exame.

revistapazes.com - Menina que vendia peixes para sobreviver ganha bolsa e frequenta escola pela 1ª vez

Entre mandá-la de volta para sua aldeia ou pagar uma taxa muito cara por sua educação, eles escolheram o último, e isso significava arrecadar fundos, tudo por uma causa justa. “Foi uma decisão muito difícil, mas essa foi a única opção que sentimos que Sisianu realmente merecia”, disse Otto no Twitter.

Suas notas melhoraram no ano seguinte e ela estuda lá desde então. Cinco anos se passaram e Otto recebeu um convite importante dela por telefone. “Estamos nos formando na escola este ano, por favor, tente nos visitar”.

revistapazes.com - Menina que vendia peixes para sobreviver ganha bolsa e frequenta escola pela 1ª vez

Otto fez as malas para viajar porque havia prometido a Sisianu e aos outros meninos que iria visitá-los antes da formatura, e quando chegou inesperadamente a viu feliz porque havia esperado por esse momento. Eu tive muitas conquistas para contar.

“Refletir sobre sua jornada me deixou realmente sem palavras e com lágrimas nos olhos (…) Estou muito grato por não desistirmos dela nos últimos 10 anos”, disse ele no Twitter . “Ele continua sendo nossa estrela brilhante , pronto para uma nova jornada na universidade e inspirando continuamente todos em sua comunidade” , acrescentou.

Assista ao reencontro abaixo (clique aqui caso o vídeo não abra):

Leia também: Gêmeos unidos pelo crânio são separados no RJ após 9 cirurgias 100% custeadas pelo SUS

Compartilhe o post com seus amigos! 😉






Gabriel tem 24 anos, mora em Belo Horizonte e trabalha com redação desde 2017. De lá pra cá, já escreveu em blogs de astronomia, mídia positiva, direito, viagens, animais e até moda, com mais de 10 mil textos assinados até aqui.