USP sedia colóquio gratuito sobre Hannah Arendt com certificado

A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) irá sediar, nos dias 9 e 10 de novembro, o colóquio “Hannah Arendt: A questão das migrações e os Direitos Humanos”.

A iniciativa é coordenada pelo Centro de Estudos Hannah Arendt e reunirá professores de diversas outras faculdades, como da PUC-RJ, da UERJ, da UFG e da Freie Universität Berlin, além de pós-graduandos da casa. O evento buscará discutir essa temática à luz do pensamento arendtiano, que têm sido redescoberto nas últimas décadas pelos pesquisadores.

O encontro ocorrerá das 14 às 21 horas, no Prédio de Filosofia e Ciências Sociais da FFLCH, nas salas 14 e 08, e irá fornecer certificados mediante inscrição prévia, que poderá ser feita através deste site. O evento é gratuito e aberto ao público, não sendo necessário a inscrição para participar.

O tema das imigrações contemporâneas volta a ganhar destaque na sociedade devido às cenas chocantes envolvendo refugiados de guerra, o crescimento da população muçulmana na Europa e de latino-americanos no Brasil e EUA, além de movimentos de extrema-direita hostis a esses grupos.

Hannah Arendt procurou teorizar as questões que envolvem a imigração em algumas de suas obras, como em Origens do Totalitarismo e nos Escritos Judaicos, buscando entender as questões e as consequências da imigração no campo do Direito, da Filosofia, da Economia e da Educação.

Você pode conferir toda a programação aqui.

Serviço
O quê: colóquio “Hannah Arendt: A questão das migrações e os Direitos Humanos”.

Onde: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciência Humanas da USP, prédio de Ciências Sociais e Filosofia, nas salas 14 e 08.

Quando: dias 9 e 10 de novembro, das 14h às 21h.

Dúvidas: enviar um e-mail para [email protected]

Abaixo, o panfleto oficial do evento com os temas abordados em cada apresentação:revistapazes.com - USP sedia colóquio gratuito sobre Hannah Arendt com certificado






Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!