perda de energia Dalai
FILE PHOTO: Tibetan spiritual leader the Dalai Lama watches a dance performance on the last day of his teachings in Tawang in the northeastern Indian state of Arunchal Pradesh November 11, 2009. REUTERS/Adnan Abidi/File Photo

Somos energia. Vibramos e, de acordo com essa vibração, seguimos adiante a cumprir a missão a que estamos destinados. Contudo, para que tenhamos êxito, essa energia deve ser canalizada e renovada cotidianamente.

Sabedor desses princípios, Dalai Lama nos orienta ao cuidado na manutenção e reposição energéticas, de modo a não desperdiçarmos a nossa energia vital.

“Dizem que nosso inimigo é nosso melhor mestre. Ao estar com um mestre podemos aprender a importância da paciência, o controle e a tolerância, mas não temos a oportunidade real de exercitá-la. A verdadeira prática surge quando nos deparamos com um inimigo.”
-Dalai Lama-

Querer fazer tudo ao mesmo tempo
Muitas vezes, queremos fazer tudo ao mesmo tempo. Especialmente as mulheres, que possuem uma habilidade especial nesse quesito. Deveríamos observar que na própria natureza tudo tem o seu tempo determinado. Um fruto colhido antes do tempo nunca terá o mesmo sabor, não é mesmo?

Assim, afirma Dalai: “Permita-se descansar se você está precisando e permita-se agir se você está propenso a agir.”

Tanto a ação quanto a inação são de grande importância em nossas vidas e a sabedoria consiste em saber quando e como devemos agir e falar e quando e como devemos não agir e silenciar.

Ponderando e agindo desse modo, estaremos livres de um dos fantasmas mais medonhos desta geração: a ansiedade.

Não perdoar
Não perdoar é guardar na alma pedacinhos seus que já morreram por esta ou aquela desilusão ou amargura. É algo nosso e nada tem a ver com o outro. É resultado da falta de auto-conhecimento e fruto das projeções que fazemos.

Tentar, gradativa mas ininterruptamente, compreender a si mesmo e a exercitar a alteridade de modo a também compreender aquele que nos feriu: esse é o caminho para a preservação das suas energias. Afirma Dalai: “Perdoe, deixe ir embora uma situação que esteja lhe causando dor, você sempre pode escolher deixar a dor da lembrança”.

Quebrar promessas
Quando fazemos um compromisso, uma promessa, ligamo-nos energeticamente ao outro e, uma vez quebrado o elo de confiança, não apenas a nossa energia como a energia do outro se esvaem nas águas da dor, da incompreensão, da tristeza.

Em virtude disso, afirma Sua Santidade, Dalai Lama:
“Se você não cumpriu, pergunte-se porque você sente resistência. Sempre há o direito de mudar de opinião, de se desculpar, de compensar, de renegociar e oferecer outra alternativa a uma promessa não cumprida, mas não como um hábito. A forma mais fácil de evitar não cumprir alguma coisa que você não quer fazer é dizer NÃO desde o começo”

“A essência da vida espiritual está formada por nossos sentimentos e nossas atitudes para com os outros.”
-Dalai Lama-

Que otimizemos as nossas energias interiores canalizando-as para a PAZ e para BEM COMUM.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS


Revista Pazes
Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!


COMENTÁRIOS