A lua não vai ficar vermelha nem com a forma de um morango. O que acontecerá é que vai estar em fase lua cheia e com tom encantadoramente avermelhado, durante três dias. Este fenômeno pode ser visto a partir das 20h12 desta sexta-feira, 5 de junho, altura em que a lua atinge a maior forma.

O satélite natural da Terra vai ser visível toda a tarde, deste final de semana.

“A Lua vai aparecer cheia durante três dias, desde o início de quinta-feira até ao início da manhã de domingo”, explica a NASA no site oficial.

E o que é que toda esta explicação tem que ver com o facto de o fenômeno se chamar “Lua de Morango”? Ora, tudo. Junho é tradicionalmente o mês da colheita de morangos e assim ficou conhecida a lua pelos nativos americanos.

“O almanaque ‘Maine Farmer’ publicou pela primeira vez os nomes indianos para as luas cheias da década de 1930. Segundo esse almanaque, a lua cheia em junho ou a última lua cheia da primavera é conhecida como ‘Lua de Morango’, um nome universal para quase todas as tribos nativas americanas”, explicou Gordon Johnston, trabalhador da NASA. “O nome Strawberry Moon vem da estação relativamente curta para a colheita de morangos no nordeste da América do Norte”, na qual tem um tom levemente avermelhado.


Para desfrutar deste incrível e raro fenômeno da natureza, basta estar em um lugar aberto e com céu limpo. De acordo com a agência espacial norte americana, ele será visível na Ásia, Europa, Austrália, e América do Sul, entre as 17:00 até as 21:00 da noite. Dará para ver daqui do Brasil!

Quando será o eclipse lunar?
Está previsto para o dia 5 de junho, sexta-feira, começando às 17h45, no horário universal (UTC), até às 21h04 UTC.

Atingindo o ápice às 19h26, quando a Lua será 59% imersa na sombra umbral da Terra. Sua duração total será de 3 horas, 18 minutos e 13 segundos.

Para o Brasil, África Ocidental e boa parte da Europa, o eclipse aparecerá assim que a Lua nascer na noite de sexta-feira. Já o restante da África e boa parte da Ásia poderão ver o eclipse em sua totalidade.

Horário do eclipse lunar no Brasil
O Brasil está 3 horas atrasado em relação ao UTC, dessa forma, o eclipse por aqui acontecerá entre 14h45 e 18h04.

Se você está no Brasil e quer aproveitar melhor o eclipse desta semana, o Virtual Telescope Project 2.0 oferecerá uma cobertura ao vivo, começando 45 minutos antes, às 15h ou 12h no Brasil.

Venha conosco para nossas páginas no Facebook e Instragram.

A Revista Pazes apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa #SeSairUseMáscara

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Revista Pazes
Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!