Conhecida pela arte e pela arquitetura, Barcelona conquista cada vez mais estudantes brasileiros interessados em aprender ou aperfeiçoar a língua espanhola.

Segundo estudos, Barcelona é o destino preferido para os estudantes brasileiros quando querem estudar na Europa, concentrando quase a metade dos alunos que vão para fora.

A cidade, a segunda maior da Espanha, tem muitas características que fazem os brasileiros se sentirem à vontade: muita história, arquitetura, comida incrível, vida noturna, montanhas, praias e uma temperatura mais do que agradável (o famoso clima mediterrâneo).

Sem contar que a cidade em si tem muita, mas muita coisa para fazer: é possível estudar de manhã e turistar à tarde, praticando o aprendido nas aulas.

Aprender espanhol de verdade, fazendo algum dos cursos de espanhol em barcelona, é uma ótima experiência para a vida pessoal e profissional, que pode acrescentar valor ao currículo e ajudar em viagens para diversos países (21 paises no mundo falam oficialmente espanhol!).

Se a intenção é estudar em Barcelona, veja quais os fatores importantes que devem ser considerados antes da viagem, para evitar situações que poderiam prejudicar sua experiência.

● Barcelona é uma das cidades mais cosmopolitas do mundo
A diversidade dos residentes (quase 2 milhões de pessoas!) e seus valores culturais são surpreendentes. Viver em Barcelona é o sonho de muita gente, a cidade é o berço da economia espanhola e possui todas as maravilhas que uma cidade turística pode ter.

Não existe experiência mais gratificante do que conhecer novas pessoas e ouvir sobre suas histórias e tradições. Não há algo melhor para abrir a mente do que conhecer novas culturas, conversar com gente nova e entender novas tradições e costumes.

Quem tiver uma mentalidade fechada têm menos chance de conhecer novas pessoas. Aqueles com a mente mais aberta, por outro lado, são mais curiosos, criativos e motivados para explorar o mundo e aproveitar as oportunidades.

● O clima é perfeito em qualquer época do ano
Uma das principais vantagens de Barcelona é o clima incrível. Apesar das estações do ano serem bastante marcadas, as temperaturas não têm variações extremas. Devido à sua localização geográfica, na costa nordeste do Mediterrâneo, a cidade apresenta temperaturas moderadas durante todo o ano: o sol brilha no céu até nos dias de inverno, cuja temperatura média é de 15 a 20 graus.

Sem falar que a proximidade com o mar Mediterrâneo faz com que o verão seja mais seco que outras praias, com muito sol e quase sem precipitações, embora possa haver tempestades ocasionais entre agosto e outubro, quando se produz o fenômeno conhecido como “gota fria”, que provoca chuvas torrenciais em um curto espaço de tempo.

● Barcelona é um dos principais destinos turísticos do mundo e ainda assim é acessível
A cidade é a cidade mais visitada da Espanha com, na média, 20 turistas para cada residente. Sempre vai ter gente nas ruas e nos parques o ano todo, especialmente durante a temporada alta, e os catalães já estão muito acostumados.

Por ser uma cidade muito turística, Barcelona pode ser considerada cara para muitos brasileiros. Porém, em comparação com outros destinos europeus, é muito acessível, levando em conta que o valor do custo de vida varia de acordo com as escolhas de cada pessoa.

É possível viajar com um orçamento um pouco apertado, evitando taxis e restaurantes das áreas mais turísticas, como La Rambla, que cobram preços bastante elevados.

● Em Barcelona convivem duas línguas oficiais: o catalão e o espanhol
Certo, apesar de que se encontra na Espanha, Barcelona é a capital da comunidade autônoma de Catalunha e, portanto, também se fala o catalão. É importante ter em mente que o catalão é um idioma independente, e não um dialeto do espanhol, como muitas pessoas acreditam.

Embora em toda a região se fala espanhol, pelo qual não existe nenhuma dificuldade para se comunicar, o ideal é pesquisar algumas palavras em catalão que serão úteis para o dia a dia, pois os catalães ficam muito felizes quando as pessoas se interessam pela língua.

Além disso, saiba que em Barcelona a maioria das pessoas em um ambiente informal (como amigos ou colegas de trabalho) muitas vezes se cumprimentam com um beijo em cada bochecha, especialmente se forem mulheres.

● Barcelona é muito mais do que a Sagrada Família
Certo, a incrível obra-prima de Antoni Guadí, o famoso arquiteto espanhol, é absolutamente de tirar o fôlego. A Sagrada Família, ainda em construção, é considerada por muitos a expressão máxima do modernismo, pela riqueza dos seus detalhes e por suas colunas e vitrais.

A cidade, porém, tem centos de outros edifícios modernistas e atrações históricas, principalmente para os amantes da arte, arquitetura e história. Museus, galerias de arte, restaurantes, igrejas, mercados ao ar livre, parques…opções não faltam, com a possibilidade de ir caminhando a qualquer lugar.
Barcelona também possui metrô, que conta com 11 linhas e mais de 148 estações. Se bem pode ser um pouco confuso no início, é uma ótima alternativa para conhecer a cidade (o cartão HolaBCN! dá direito a transporte ilimitado por alguns dias, dependendo sua escolha).

● Em Barcelona é possível praticar esportes de graça
Barcelona tem uma grande variedade de instalações públicas para praticar esportes de forma gratuita, ou por pouco dinheiro. A cidade possui diversos espaços verdes, parques e circuitos para andar de bicicleta, patinar ou fazer running, aproveitando o clima de sol abundante e temperaturas amenas.

Nesse sentido, a área de Montjuic, uma montanha considerada o ponto mais alto de Barcelona, é um dos lugares mais frequentados para fazer exercício na cidade. É um lugar tranquilo, longe dos turistas e tem inúmeras opções de rotas para serem percorridas, com muitas fontes de água gratuitas para se hidratar.

Nas praias, existem instalações para fazer abdominais, alongamentos e exercícios para tonificar os músculos, além de redes para jogar tênis ou vôlei de praia. Tem dias que professores da cidade estão disponíveis para dar aulas em que as áreas estão livres, somente é preciso ficar atento e garantir o lugar do seu time.

Como toda a cidade parece uma arena esportiva, existem muitas lojas de esporte para comprar roupa e equipamento necessário.

RECOMENDAMOS






Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!