Para manter a rotina de treinos durante a pandemia do novo coronavírus e realizar atividades de alto rendimento visando grandes competições, os atletas brasileiros precisaram se reinventar no período de isolamento social. Esse é o caso da dupla de taekwondo Ícaro Miguel e Milena Titoneli, que utilizaram um software de realidade virtual para simular as características de possíveis adversários.

Com essa tecnologia, os atletas que já estão classificados para a Olimpíada de Tóquio, adiada para 2021, sentem que estão um passo à frente de seus adversários durante a quarentena. Isso porque a ferramenta é capaz de capturar movimentos dos rivais e simular combates. De acordo com Ícaro Miguel, o sistema proporciona “uma experiência muito vasta de características”.

Ambos os atletas estão isolados, desde quando retornaram do pré-olímpico na Costa Rica. Seguindo as orientações de seus treinadores, ficaram por um tempo em um sítio localizado em Itapevi, na Grande São Paulo. No local, foi montado uma espécie de Centro de Treinamento, seguindo todas as ordens das autoridades de saúde para evitar o contágio por covid-19.

Ao utilizar os trajes de captura de movimento acoplados com óculos de realidade virtual, os atletas também garantem medições de desempenho. É possível analisar os treinamentos e a tomada de decisão no momento da luta. O software funciona por meio de uma série de sensores espalhados pelo corpo que possibilita a realização de um combate tático.

Bruno Eisinger, um dos desenvolvedores do software, explicou que a ferramenta ainda envolve outras medições do desempenho dos atletas. “Montamos os trajes de captura de movimento, que estão permitindo ligar o conhecimento da equipe multidisciplinar aos treinamentos táticos, de cognição, de tomada de decisão. É um trabalho inédito em nível mundial” comentou. Para Milena Titoneli, a melhora foi notada nos treinos durante a quarentena. “Estamos reclusos, treinando isolados, com um rígido protocolo sanitário. Não temos a parte da competição que é fundamental para analisarmos como está o nosso desempenho. Por isso, esse software completa a preparação. Ajuda muito para termos as medições e as análises do nosso desempenho nos mais variados vetores físicos e orgânicos”, considerou a atleta.

A tecnologia, não serve somente aos esportes de alto rendimento, em termos gerais, os softwares e aplicativos exercem um papel fundamental em tempos de pandemia. Durante o isolamento social, boa parte das pessoas que perderam sua fonte de renda básica, buscam novas alternativas. Empresas focadas no mundo online dos negócios cresceram em larga escala na pandemia, surgindo novos patrocínios no meio dos esportes, como foi com a NetBet casino em patrocínio master no maior campeonato brasileiro de Jiu Jitsu, o BJJ Stars.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio devem ocorrer do dia 23 de Julho até o dia 8 de Agosto de 2021.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Revista Pazes
Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!