Muito famosa no Brasil, a flor dama-da-noite ganhou esse nome popular por florescer apenas depois do pôr do Sol – e também por exalar um perfume forte e bastante característico.

Na natureza, a família desta flor, conhecida como Cactaceae, possui uma série de espécies, sendo uma delas a Epiphyllum oxypetalum, considerada rara e única por florescer apenas uma vez no ano.

Devido ao nome científico difícil, convencionou-se, até mesmo entre os biólogos, chamá-la de rainha-da-noite, princesa-da-noite e até cacto cachimbo do holandês. E, assim como a famosa prima dama-da-noite, produz uma fragrância única ao florescer.

Leia também: Saiba quem é Son HeungMin: o jogador mascarado que intrigou internautas no jogo de hoje

Dado o evento raríssimo de desabrochamento, aqueles que têm alguma no jardim são sortudos se conseguirem testemunhar sua abertura.

Quando estão fechadas, elas apresentam uma cor carmim e quando abertas as pétalas se mostram brancas.

O florescimento, que costuma acontecer na primavera e no verão, começa durante a noite e se mantém por apenas algumas horas, para que depois as pétalas se fechem novamente. A planta é nativa do México e da América Central, mas é encontrada no Brasil e em diversas regiões da Ásia — como Índia, Sri Lanka, Tailândia, Indonésia, Malásia e China.

Venha para CANAL do Grupo Pazes no Telegram: receba conteúdos exclusivos e participe de sorteios toda semana! : t.me/canaldarevistapazesnotelegram

As poucas horas em que o espetáculo da flor é visto e sentido (entre 1h e 2h no máximo) torna a espécie tão rara e única. Então, se você já presenciou a abertura da Epiphyllum oxypetalum, pode se considerar um grande sortudo!

Fonte: NSC Total

Leia tambémFalece a atriz Márcia Manfredini, a Abigail, de “A Grande Família”

Compartilhe o post com seus amigos! 😉






Gabriel tem 24 anos, mora em Belo Horizonte e trabalha com redação desde 2017. De lá pra cá, já escreveu em blogs de astronomia, mídia positiva, direito, viagens, animais e até moda, com mais de 10 mil textos assinados até aqui.