Desafiamos Sophia Marques, especialista em Marketing Olfativo, para nos dizer qual o “Perfume da Paz”. Sophia aceitou e respondeu-nos, no Instagram. Trouxemos aqui a resposta. Afinal, quem é que não quer ter em casa um cheirinho que nos remeta à Paz e à Tranquilidade.

Eis a resposta de Sophia?

“Ahhh, claro que aceito este desafio cheiroso 😍

Para explicar sobre as sensações que os cheiros provocam, antes, vamos falar um pouco sobre “memória olfativa” e porque determinados perfumes são como uma máquina do tempo das lembranças…

Os especialistas afirmam que a memória olfativa é uma das mais duradouras, ultrapassando a capacidade da: visão, audição, paladar. Isso ocorre porque nosso olfato está diretamente ligado ao sistema límbico (parte do cérebro onde se concentram as memórias e surgem as emoções) e é por isso que revivemos experiências ao sermos submetidos a um perfume.


O sentido do cheiro é capaz de influenciar de maneira intensa o comportamento humano gerando reações inconscientes de: calma, agressividade, saudade, medo… e tantas outras quantas forem as circunstâncias nas quais o cheiro foi registrado. Por esta razão também, o mesmo cheiro pode desencadear reações diferentes em cada um.

Pessoalmente, tenho uma relação de afeto profundo com o cheiro de pão quentinho… porque meu avô é padeiro e me levou diversas vezes para ajudá-lo em suas fornadas.

Lembro-me também de quando era criança, cresci em uma pequena vila que foi asfaltada neste tempo. O cheiro de piche no asfalto quente me faz reviver mil histórias…

O plástico bolha que envolvia meu primeiro toca fitas, presente do meu pai, o cabelo da minha boneca aos 7 anos, o talco na penteadeira de minha avó, macio como asa de anjo… e por falar em anjo, outro dia, enquanto manipulava uma mistura de alecrim, meu filho exclamou:

“- este perfume tem cheiro de Deus”

Desde então ele tem outro sentido na minha vida…

Deixemos minhas experiências pessoais de lado e vamos falar sobre alguns “cheiros” universais, que estão armazenados na memória do “inconsciente coletivo” e trabalham como “gatilhos” despertando algumas sensações de paz e equilíbrio:

Baunilha: Aconchego da alma… o sentido remete ao leite materno, o primeiro que o bebê registra. Proporciona sensação de aconchego e proteção, muito usada para acalmar e tranquilizar.

Cítricos:
os romanos já sabiam que a casca dos alimentos cítricos auxilia a digestão e costumavam esfregá-la na mesa da cozinha. Inspiram alegria, harmonia e vitalidade.

View this post on Instagram

Marketing Olfativo é uma ferramenta do marketing sensorial que está em alta no mercado e não é pra menos: de nossos 5 sentidos, o olfato é o mais poderoso para criar sensações e despertar emoções. Através de uma logomarca olfativa podemos traduzir a identidade, valores, posicionamento de uma marca. Estas experiências estão sendo cada vez mais exploradas, seja nos ambientes comerciais ou domésticos. Foi exatamente pensando nisso, em explorar de maneira profissional esta oportunidade, que desenvolvi este workshop de Marketing Olfativo, onde você terá a incrível experiência de aprender sobre o poder deste instrumento. Com atividades práticas e teóricas sobre: tendência de mercado, avaliação olfativa, adequação de produto, aplicação nos ambientes, manipulação de matérias primas e vendas! Se você quer conhecer mais, este curso é cheirosamente seu. Venham sentir! OBJETIVOS: 🔘Compreender como o marketing olfativo é aplicado no varejo, sua influência e os aspectos relevantes para promover a fixação da marca, o posicionamento e encantamento ao público. 🔘Proporcionar os conhecimentos necessários para desenvolvimento de uma identidade olfativa e sua aplicação de maneira eficiente. 🔘Entender as tendências, oportunidades que se apresentam no mercado. Tipos de produtos e suas aplicações. Público-alvo: 🔹Profissionais de marketing, produtos, varejo, trade marketing, artesãos… Todos que amam “sentir” e desejam contribuir na missão de perfumar o mundo!

A post shared by Sophia Marques e Perfumes (@sophiamarquesaromas) on

Florais:
Inspiram aconchego, pureza, amor, paixão. São notas abundantes nos perfumes femininos, tem sido usada tradicionalmente como um poderoso afrodisíaco e estimulante.

Hortelã Pimenta:
Pode aliviar tensões musculares, acalmar, desobstruir as vias nasais além de ser um excelente repelente natural. Promove alivio do cansaço físico e mental.

Lavanda:
Acredita-se que sua fragrância ajuda a promover calma, bem-estar, reduz o estresse, ansiedade, tensão, medo e possivelmente até dores leves. Borrife um pouco em seu travesseiro para um sono tranquilo.

Bem… desejo que os ventos levem até você um “cheiro de pazes” que deve ser uma mistura de; passarinho quando canta, flores se abrindo, grama verde cortada, chá de camomila…

E pra você, que cheiro tem a paz?✨”

Agrademos Sophia Marques por essa bonita aula! Siga Sophia no Instagram.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Revista Pazes
Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!