Nos últimos tempos temos ouvido falar muito na profissão digital, também por causa da pandemia de Covid-19 que nos obrigou a ficar em casa. Muitas empresas tiveram de fechar portas e mandar seus empregados trabalhar em home office.

Além disso, muitos negócios viram na internet uma solução para alargar fronteiras e aumentar o número de clientes. Como a internet é um mundo sem fronteiras, conseguimos chegar a mais pessoas, sem haver limitações com as questões geográficas.

Por isso, se existem profissões de futuro, essas são, sem dúvida, as profissões digitais! O mercado de trabalho já tinha vindo a mostrar-se mais recetivo ao trabalho online. Com a pandemia de Covid-19, quase que se tornou uma obrigação, até porque não era mais uma opção, mas a única forma de continuar trabalhando.

Nesse sentido, muitos profissionais digitais viram suas oportunidades de emprego multiplicarem. Então, se está buscando uma profissão de futuro, veja aqui as melhores opções!

Profissão Digital: As Profissões de futuro!

O mercado de trabalho está em constante mudança. Desde os primórdios da sociedade que surgiram novas profissões e outras se extinguiram. Por isso, é normal que hoje também aconteça o mesmo.

O futuro passa mesmo pelo digital. A tendência é que os negócios passem a funcionar, cada vez mais, através da internet, e, por isso, vemos profissões novas surgindo a cada dia.

O mesmo nos sugere o Guia das Profissões. De acordo com o site, podemos ver que as 5 profissões de futuro estão relacionadas com o mundo digital: Walker Talker, Especialista em e-Commerce, Youtuber, Influenciador Digital e Analista de Marketing Digital.

Sem dúvida, a forma de trabalhar está mudando e passando muito pelo digital. Por exemplo, um departamento de marketing, hoje em dia, não pode deixar de incluir uma estratégia para o digital. Para isso, os analistas de marketing digital são essenciais!

As empresas também não podem ignorar aqueles que emitem suas opiniões na internet e têm influência no público que os assiste. Então, YouTubers e Influenciadores Digitais se mostram imprescindíveis para fazer chegar ao público novos produtos e até a marca!

Tendo em conta que o comércio online é uma oportunidade de negócio gigantesca, as empresas têm investido muito no e-Commerce. Mas não basta criar uma loja online! Existe muito trabalho por trás, e um especialista em e-Commerce é essencial para ter bons resultados.

Walker Talker: Uma nova profissão que surgirá em breve!

No caso da profissão de Walker Talker, aliamos aqui a internet a uma necessidade crescente nas sociedades modernas: acompanhar os mais idosos.

Nós temos vindo a assistir a um envelhecimento da população. Vivemos cada vez mais anos, e até com mais qualidade de vida. O problema é que filhos e netos não têm tempo para acompanhar os mais velhos.

O Walker Talker surge para acabar com a solidão sentida pelos mais velhos. Também é esse o intuito dos acompanhantes de idosos, a novidade aqui é que o Walker Talker trabalha a partir da internet!

Isso mesmo!

Ele não é um cuidador, nem um auxiliar de geriatria. A principal função dos Walker Talkers é simplesmente falar com as pessoas de mais idade para que elas possam desabafar, falar de suas frustrações, de seus desejos, de seus sonhos, de suas preocupações.

Para isso, eles usam uma plataforma digital e conversam via internet com as pessoas. Essa é uma enorme vantagem, não só para as pessoas idosas, como para os próprios trabalhadores. As pessoas de idade podem conversar na hora, sem ter que esperar que alguém chegue em sua casa, e os Walker Talkers também poupam tempo e dinheiro em deslocações.

Nós demos aqui destaque a essa profissão exatamente porque ela ainda é muito recente no mercado, tanto que ainda não existem empresas dedicadas a isso. Mas, sem dúvida, será uma profissão que terá alta empregabilidade e é uma excelente oportunidade de negócio.

A Internet e o Mercado de Trabalho

Como pudemos ver ao longo do artigo, a internet vai ter um papel central no mercado de trabalho nos próximos anos. A tendência é que no futuro a maioria dos negócios sejam feitos quase na totalidade online.

Isso quer dizer que qualquer profissão que esteja relacionada com o mundo digital será de grande sucesso. Para os mais jovens, que ainda estão na dúvida sobre a profissão a seguir, ou até para pessoas mais velhas, que queiram mudar de profissão, podemos, sim, aconselhar todas as profissões que se desenvolvam pela internet.

Por vezes temos dificuldades em aceitar que o mundo está em constante mudança. Mas a mudança existe, e é saudável! O que não podemos fazer é ficar parados e não acompanhar as mudanças que vão acontecendo no mundo.

Existem muitas oportunidades nesse futuro próximo no que diz respeito ao mundo do trabalho. O mais importante é você estar ciente dessas oportunidades e agarrá-las com todas as suas forças!

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Revista Pazes
Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!