Que orgulho! A brasileira Doani Emanuela Bertan, professora de educação inclusiva e português, está entre os dez finalistas do Global Teacher Prize 2020, feito pela Varkey Foundation em parceria com a Unesco.

A sua classificação entre esses dez finalistas foi divulgada nesta quarta-feira (4). Para este ano, foram realizadas 2 mil inscrições e cerca dee 140 países foram representaos.

O vencedor será anunciado no dia 3 de dezembro. O prêmio é de US$ 1 milhão.

Stefania Giannini, diretora-geral adjunta da Unesco para a Educação, entidade parceira da premiação,parabenizou a brasileira:

Parabéns para Doani Emanuela Bertan por estar entre os 10 finalistas de uma lista extensa de professores talentosos e dedicados. Espero que sua história inspire aqueles que desejam se tornar professores e também destaque o incrível trabalho realizado diariamente pelos professores brasileiros e de todo o mundo

Doani leciona em uma escola municipal de Campinas (SP). Este ano, ela leciona em uma turma do terceiro ano que inclui nove alunos surdos e dois com déficit de audição, que precisam usar aparelhos para ouvir melhor.

Sobre o seu trabalho, Doani avalia: “Vivemos uma sociedade hoje com um pouco mais de empatia do que antes. A gente tem uma luta muito grande para quebrar o paradigma de que a pessoa deficiente é uma pessoa ‘não eficiente’. Ela tem sua eficiência, mas também tem que saber olhar onde está essa eficiência”.

Assevera anda: “Hoje temos uma proposta de educação bilíngue voltada para surdos porque ele não escuta, é fato, mas essa não é a maior limitação. A maior limitação é o fato de eles não fazerem parte do grupo que fala Libras. O entrave acontece na barreira da comunicação”.

Ficamos todos na torcida pela premiação de Doani. E que ela encontre sempre forças para prosseguir em sua belíssima missão de vida.

A professora se vale de vídeos para otimizar suas aulas:

Confira mais um vídeo:

Fonte: G1

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Revista Pazes
Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!