Publicado originalmente em Sou Mamãe

Aproveitar a tecnologia que usamos agora definitivamente facilita muitas das tarefas diárias e nos deixa com mais tempo livre.

No entanto, acabamos usando esse tempo livre em atividades de lazer que, na verdade, são improdutivas, como ficar olhando as redes sociais.

Você acha que não está tão viciado no seu celular? Pois experimente tentar passar um dia sem ele e verá o quanto faz falta. Principalmente em momentos de tédio.

De acordo com especialistas, 1 em cada 1.000 pessoas que usam celular sofrem com o vício.

Além disso, algumas pesquisas mostram que o uso excessivo de telefones celulares trouxe como consequência pais que conversam e interagem menos com seus filhos.

O telefone celular empobrece seus relacionamentos reais

As pesquisas realizadas nessa área demonstraram que o uso contínuo do celular pode gerar para alguns pais uma interação menos frequente e de pior qualidade com os filhos.

Essa pobre interação desencadeia consequências graves no desenvolvimento da linguagem da criança durante a primeira infância, assim como efeitos negativos no comportamento e na autoestima.

É muito importante que as crianças sejam devidamente estimuladas durante a primeira infância pelas pessoas ao seu redor como, por exemplo, os pais, avós, cuidadores e professores.

Isso porque a interação durante os primeiros anos de vida é responsável pelo desenvolvimento do cérebro.

Para que o cérebro da criança se desenvolva adequadamente e o crescimento interior seja estimulado, é preciso que os bebês recebam interações de qualidade, além de cuidados básicos.

Está comprovado que quando você está imerso no mundo digital que o celular oferece, acaba ignorando seus filhos e o mundo exterior em geral.

Com isso, você acaba negando uma oportunidade importante para eles se desenvolverem. A importância disso reside no fato de que o desenvolvimento pessoal é especialmente significativo durante a infância.

É engraçado pensar que a tecnologia não está aproximando aqueles que estão longe, mas distanciando aqueles que temos por perto.
-Anônimo-

Seu bebê precisa de você presente

Você e o seu parceiro, bem como os adultos que estão em contato com seu filho, contribuem de forma significativa ao crescimento dele.

É através do contato com eles que a criança descobre habilidades essenciais para o desenvolvimento psicológico, emocional, cognitivo e motor.

Você é a conexão mais estreita que o bebê tem com o mundo. Se essa conexão falha por estarmos imersos na tela do celular, inevitavelmente trará influencias significativas ao desenvolvimento.

Prestar mais atenção no celular do que no seu filho é um problema porque, embora não seja mais um bebê, ele precisa sentir que seus pais o ouvem e o entendem.

À medida que a criança cresce, certamente será capaz de explorar o mundo por si mesma. Mas ainda precisará de você para acompanhá-la no seu processo de crescimento e aprendizagem.

Desconectar-se do celular é bom para o seu filho e para você

A ideia não é parar de usar totalmente o telefone celular. Mas usá-lo de forma moderada.

Principalmente porque esse comportamento de verificar o celular a cada cinco minutos não é saudável para ninguém.

Não é apenas uma consideração lógica. Infelizmente, o fato de muitos pais prestarem mais atenção nos celulares do que nos próprios filhos é um comportamento cada vez mais comum.

De fato, um aumento preocupante na taxa de lesões em crianças foi detectado nos últimos anos.

Os médicos responsáveis por esses casos acreditam que esse fenômeno está diretamente relacionado ao uso excessivo de celulares pelos pais.

Isso acontece porque a nossa atenção não pode estar em dois lugares ao mesmo tempo.

Além disso, lembre-se de que você é o maior exemplo para o seu filho. Então, se você não quiser que ele seja viciado em celular, é hora de acabar com esse mau hábito.

Nunca se esqueça de que seus filhos merecem o seu tempo. Sem dúvida, há ligações e mensagens que você pode responder mais tarde.

Entretanto, a atenção às coisas que seu filho faz não pode e não deve ser deixada para depois. Ele depende de você para a própria integridade física e emocional.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




Revista Pazes
Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!