Seu filho tem ataques de raiva? Tende a sofrer de ansiedade? Às vezes os pais ou os tutores das crianças se sentem sobrecarregados pois desconhecem as ferramentas adequadas para lidar com algumas situações, como os ataques de raiva. Por isso, hoje vamos apresentar uma técnica muito adequada para esses casos: o pote da calma.

O pote da calma é uma técnica criada por Maria Montessori, uma pedagoga e educadora, que também dedicou sua atenção e seus esforços a outros interesses. Seu principal objetivo foi criar um método que facilitasse o aprendizado das crianças de maneira divertida. Para alcançar esse objetivo, ela se focou em diferentes atividades que ajudassem as crianças a se relacionar com suas emoções.

O pote da calma, uma técnica que também funciona para os pais
O pote da calma que Maria Montessori criou não é válido somente para as crianças. Os pais e todos os adultos também podem obter benefícios com essa técnica. Pra nós é muito difícil lidar, absorver, entender e expressar as nossas emoções de maneira adequada. Por isso, seria extremamente benéfico que todos nós colocássemos essa técnica em prática.

O pote da calma é um recipiente transparente, pode ser de vidro ou de plástico, dentro do qual se coloca glitter, água, cola e tinta. Melhor ainda é deixar a criança escolher a cor do glitter e permitir que ela mesma faça seu próprio pote da calma.

Se os pais se dedicarem a essa ideia tão divertida junto com os filhos, rapidamente vão perceber que também ficarão encantados. Ao agitar o pote, o glitter se movimenta de uma maneira que hipnotiza e, ao mesmo tempo, acalma. Prende a nossa atenção de tal maneira que nos faz esquecer de tudo, deixa a nossa mente “em branco”.

Créditos: A Mente é Maravilhosa

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS


Revista Pazes
Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!


COMENTÁRIOS