Ozeilto Barbosa de Oliveira tem 43 anos e é natural da Bahia. Quando, aos 16 anos, tornou-se pai, precisou parar de estudar para dar conta de sustentar a família, experiência vivida por vários jovens no Brasil também nos dias de hoje. Mais de vinte anos depois, Ozeilto quer agora recuperar o tempo que passou fora das salas de aula.

No ano 2000, Ozeilto se mudou para o Espírito Santo à procura de emprego. “Logo que cheguei aqui, catei até latinha e não tenho vergonha de falar. Tenho orgulho da minha história, eu sou um sonhador”. Ozé, como é conhecido, hoje pai de de três filhos e avô de dois netos, cursará agora Enfermagem após obter uma bolsa de 100% através do Programa Universidade para Todos (prouni).

Ozé trabalha na portaria do Centro Educacional Charles Darwin, em Jardim da Penha, desde 2011, onde recebeu o convite para retornar à sala de aula e todo apoio para estudar. “Uma secretária da escola chegou para mim e falou: “Ozeilto, que tal você voltar a estudar?” Eu falei logo que não, mas ela insistiu e me apresentou o EJA” (Educação de Jovens e Adultos), explicou.

Ele, que tinha apanas o quarto ano do ensino fundamental, concluiu o ensino médio e fez pré-vestibular com bolsa integral no Darwin. Ao seu esforço pessoal se somaram a boa vontade da administração da escola e, sobretudo, dos alunos que o acompanharam e ajudaram: “A convivência com os alunos e o ambiente escolar despertaram em mim a vontade de estudar”. Durante o intervalo e na saída das aulas, ele chamava os alunos para tirar dúvidas sobre os exercícios.

Segundo Ozeilto, além da aprovação através do Prouni, ele entrou para a lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e foi chamado para iniciar o curso no segundo semestre deste ano. “Eu fiquei muito feliz, vou realizar meu sonho e dar uma vida mais digna para minha família”.

(Foto: Dayana Souza/AT)

Com informações de Tribuna Online

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




Revista Pazes
Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!