Estudo publicado pela revista online BMJ Open aponta para o fato das mulheres desconhecerem que o consumo de álcool é havido como responsável por 5-11% dos casos de câncer de mama.

Duzentas mulheres participaram do estudo. Essas mulheres já haviam sido selecionadas ou já estavam com diagnpostico do câncer.

Conforme publicado pela BBC, “elas preencheram um questionários sobre fatores de risco relacionados ao estilo de vida. Pouco menos de um terço sabia ser obeso aumento do risco de câncer de mama, e metade sabia que fumar era outro fator de risco, mas apenas 16% das mulheres no grupo de triagem e 23% no grupo de sintomas sabiam que o álcool é um fator de risco.

A professora Julia Sinclair, afirmma que o álcool aumenta o risco em 3%. Que, a princípio, esse risco pode parecer baixo, mas que , então é um risco absoluto baixo, mas é algo que é modificável, mas que esse percentual é afetado por uma combinação de nossos genes, escolhas de estilo de vida e eventos ao longo da vida, e nunca há uma única causa da doença.

Os pesquisadores ficaram impressionados negativamente como fato de as mulheres desconhecerem esse fator de risco, alertando para a necessidade de se propagar a informação, posto que a diminuição os abstinência do álcool poderá salvar a vida de muitas mulheres.

Para verem o quadro que apresenta a dosagem de álcool em cada bebida, bem como para ver a reportagem completa, acesse a BBC.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Revista Pazes
Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!