Papa Francisco é internado em hospital por infecção respiratória

Nesta quarta-feira (29), o Vaticano informou que o Papa Francisco, de 86 anos, foi internado em um hospital de Roma para tratar uma infecção respiratória. O pontífice se queixou de dificuldades respiratórias nos últimos dias e testou negativo para covid-19. O hospital escolhido para receber o Papa é o Gemelli, mesmo centro médico onde o seu antecessor, o Papa João Paulo II, também foi hospitalizado. A expectativa é que Francisco passe alguns dias em observação para receber a terapia médica adequada.

De acordo com o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, o papa foi submetido a exames médicos que revelaram uma infecção respiratória que não é causada pelo coronavírus. Há informações de que o papa teria chegado ao hospital de ambulância no fim da manhã, depois de passar por problemas no coração e dores pulmonares. Antes de passar mal, o Papa Francisco participou de uma audiência geral na Praça de São Pedro, no Vaticano, onde aparentava ter dificuldades para se movimentar.

Saúde do papa tem sido pauta de discussão

A preocupação com a saúde de Francisco não é nova e tem sido uma pauta constante nos últimos meses. De acordo com fotógrafos da agência de notícias AFP, o papa se movimentava com dificuldade e parecia sentir fortes dores durante a audiência geral na manhã da internação. O pontíficie já usa cadeira de rodas desde maio de 2022 devido a dores no joelho direito e em julho de 2021, ficou internado por dez dias no mesmo hospital para uma operação de cólon. Desde então ele tem sentido sequelas da operação e evitou fazer uma cirurgia no joelho.

Em entrevistas concedidas nos últimos meses, o Papa Francisco indicou a possibilidade de renunciar, assim como o seu antecessor Bento XVI em 2013, que acabou falecendo no fim de 2022. O atual sumo pontífice confessou que já não pode viajar com o mesmo ritmo de antes e recentemente, em fevereiro, disse que a ideia de renúncia não estava em sua agenda, mas falar sobre a possibilidade não deveria ser um tabu.

Saúde dos papas é sempre um assunto reservado

A saúde dos papas sempre foi um assunto reservado para o Vaticano e geralmente mantida em segredo. Há um ano, Francisco tem uma enfermeira acompanhando seus passos em tempo integral. Os papas, sabemos, por sua posição de liderança, têm sempre acesso aos melhores serviços médicos disponíveis.

O Gemelli é considerado um centro hospitalar de referência no tratamento de doenças infecciosas e estima-se que a internação de Francisco dure alguns dias em observação e tratamento. O momento, contudo, é de tensão por possíveis decisões que possam ser anunciadas pelo papa, como renúncia ou mudanças de postura.






Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!