
Ainda Estou Aqui, primeiro Filme Original Globoplay, venceu o Oscar 2025 de Melhor Filme Internacional. A vitória é inédita para o Brasil, sendo a primeira estatueta para o país na categoria desde a edição inaugural da premiação, em 1929. O anúncio foi realizado na noite deste domingo (2) no Dolby Theatre, em Los Angeles, EUA.
Para receber o prêmio, os produtores Maria Carlota Bruno e Rodrigo Teixeira subiram ao palco para representar o longa dirigido por Walter Salles. O cineasta brasileiro recebeu a estatueta das mãos de Penélope Cruz e dedicou a vitória a Eunice Paiva:
“Obrigado em primeiro lugar, em nome do cinema brasileiro. É uma honra receber esse prêmio em um grupo tão extraordinário de cineastas”.
“Dedico esse prêmio a uma mulher que depois de uma perda, durante um regime autoritário, decidiu não se curvar e resistir. Esse prêmio é dedicado a ela, o nome dela é Eunice Paiva. E dedico esse prêmio às duas mulheres extraordinárias que derem vida a ela: Fernanda Torres e Fernanda Montenegro”.
Na plateia, Fernanda Torres vibrava visivelmente emocionada com a vitória do filme brasileiro e o discurso de Walter.
Presente no Oscar representando a plataforma de streaming, Manuel Belmar, diretor de Produtos Digitais, Finanças, Jurídico e Infraestrutura da Globo, falou sobre a importância do prêmio:
“Acredito que este seja um dos momentos mais emocionantes da historia do cinema Brasileiro. Este premio é um reconhecimento merecidíssimo a Ainda Estou Aqui, mas um prêmio que alcança toda a comunidade do cinema e do audiovisual brasileiro. Para a Globo, que por décadas tem na sua missão informar e entreter atravês de conteudos relevantes e de qualidade, é uma honra ser parte deste projeto, especialmente num ano tão especial de sua historia, o seu centenário”, afirmou.