Parceria da Revista Pazes com a ONU News
De acordo com o noticiado pela ONU News, as Nações Unidas estão “profundamente preocupadas” com a violência armada e a escalada do conflito na província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique.

Segundo agências de notícias, a ONU tem notícias de que aconteceram confrontos entre homens armados e forças de governo em Mocímboa da Praia. Ainda segundo a ONU News, porta-voz do secretário-geral destacou violência, assassinatos, desaparecimentos forçados, sequestros e outras violações e afirmou que os responsáveis devem ser levados à justiça.

Falando a jornalistas, o porta-voz do secretário-geral destacou a situação no distrito de Mocímboa da Praia. Segundo agências de notícias, partes desta vila foram palco de ataques, causando mortos, após confrontos com soldados moçambicanos.

Violência
O
porta-voz disse que a ONU também está preocupada com “questões de direitos humanos e a situação humanitária que a violência está a criar.”

Segundo Stephane Dujarric, “violência, assassinatos, desaparecimentos forçados, sequestros e outras violações contra civis devem acabar.” Ele disse ainda que “os responsáveis devem ser levados à justiça.”

Para as Nações Unidas, “é vital alcançar as pessoas afetadas pela violência com assistência e proteção que salvam vidas.”

A organização está apelando a todos os envolvidos para garantir que as agências humanitárias tenham acesso seguro, desimpedido e imediato para apoiar os civis afetados.

Segundo agências de notícias, nos últimos meses, os confrontos entre militares moçambicanos e grupos armados têm sido frequentes.

Capa: Hospital de Macomia na província de Cabo Delgado, onde ocorrem os episódios de violência

Você já conhece a nossa página no Facebook e no Instagram? Venha conosco!

Novidade: faça parte do nosso grupo no Telegram:

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Revista Pazes
Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!