Sabe-se que fazer trabalho manual nos traz diversos benefícios. Já há muito se diz que estimula os sentidos, desenvolve a criatividade, reduz o estresse, considerando que estamos vivendo uma vida cada vez mais sedentária.

Os benefícios são óbvios! Tanto que cresce o número de pessoas que decidem, por exemplo, cuidar de sua horta, tricotar, dedicar-se à criação de objetos de artesanato.

Todas as atividades que envolvem o uso das mãos e que de alguma forma nos fazem sentir bem, porque através das mãos moldamos nossa criatividade, nossos desejos e nos reconectamos a partes de nós. Também porque, quando fazemos esses trabalhos, somos forçados a nos concentrar, o que pode ser lido como uma forma de meditação e, portanto, de ” terapia ” para a mente.

Há também aqueles que argumentam, como a Dra. Kelly Lambert, da Universidade de Richmond, em seu livro ” Levantando a depressão: a abordagem prática de um neurocientista para ativar o poder de cura do cérebro “, que a atividade manual ajuda a reduzir o risco de depressão porque ativa uma alteração no cérebro que, associada a um caminho psicológico apropriado, pode melhorar significativamente a condição do paciente, de acordo com o relatório Exploring Your Mind.

O Dr. Lambert chegou a esses resultados depois de realizar experimentos que mostravam como trabalhar com as melhores mãos para o bem-estar das pessoas, ao contrário dos trabalhos mais sedentários. E isso porque, segundo ela, trabalhar manualmente aumenta a sensação de controle sobre o meio ambiente, ou seja, as pessoas reconhecem que têm um “poder” criativo em relação ao ambiente circundante, consciência que é boa para o cérebro, como relatado em uma entrevista com Cbs News.

O bom é que, graças à web, hoje é fácil encontrar tutoriais em vídeo que ensinam atividades manuais, e é assim que muitas pessoas aprendem a fazer algo novo ou esquecido com as mãos.


E todas essas atividades que realizamos com eles podem se transformar em pequenos rituais que nos fazem sentir bem, que nos tornam mais conscientes do que somos capazes de criar, imbuindo-o de significado e, assim, dando sentido às nossas vidas.

Em suma, o trabalho manual, seja tricô, fazendo uma horta ou criando um belo jardim, deve ser reavaliado!

Fonte: GrenMe

FONTES: Explorando Sua Mente / Cbs News

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Revista Pazes
Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!