Do site Etapa Infantil

O nível de estresse que enfrentamos na sociedade atual atingiu proporções epidêmicas. Não afeta apenas adultos, mas também crianças, que normalmente contraem o mal dos pais. Infelizmente, é um problema difícil de resolver, uma vez que tenha se enraizado, pois pode acabar se tornando um padrão de resposta em situações diferentes. Em crianças, o estresse pode causar dor de cabeça, problemas dermatológicos, vômitos e outros problemas de saúde a longo prazo.

Felizmente, existem diferentes técnicas de controle do estresse que podem aliviar ou mesmo eliminar essa tensão emocional, uma das mais interessantes e simples é baseada no método da acupressão, e não apenas ajuda a reduzir a ansiedade, mas também melhora o bem-estar. geral

Em que esta técnica é baseada?

Muitos sistemas de cura antigos acreditavam na importância da energia do corpo para curar doenças. Da sabedoria hindu à sabedoria tibetana e dos nativos americanos, todos consideraram que existe uma força vital essencial para equilibrar nosso bem-estar.

Esta antiga técnica japonesa é baseada nessa ideia, então o estresse é trabalhado diretamente nas mãos. É um método simples, rápido e eficaz que não leva mais que 5 minutos e pode ser usado com crianças sem problemas.

Além disso, sua eficácia foi comprovada em um estudo científico publicado no Journal of Holistic Nursing. Pesquisadores do Centro Médico Kaiser Permanente Santa Rosa, na Califórnia, ensinaram essa técnica de acupressão a enfermeiros e mediram seu nível de estresse antes e depois de um mês de prática diária.

Eles descobriram que os enfermeiros que praticaram essa técnica mostraram “um aumento significativo de atitude positiva, gratidão, motivação, calma e eficácia da comunicação, bem como uma diminuição significativa de sentimentos como raiva, ressentimento, depressão, estresse e pressão por tempo “. Eles também relataram menos dores musculares, insônia e enxaqueca. Como se não fosse pouco, esses enfermeiros também foram mais eficazes em seu trabalho diário e puderam lidar melhor com o estresse que esse trabalho representava.

Como aplicar a técnica em casa?
Esta técnica japonesa baseia-se na ideia de que cada um dos cinco dedos representa uma emoção diferente ou um problema de saúde. Do ponto de vista físico, os dedos estão relacionados ao coração, intestino ou ossos, enquanto do ponto de vista psicológico estão ligados a estados diferentes, como a tristeza ou a confusão.


• O polegar ajuda a se defender contra emoções como preocupação, ansiedade e estresse.

• O dedo indicador ajuda a combater medos.

• O dedo médio ajuda a controlar sentimentos de raiva e amargura.

• O dedo anelar ajuda a combater a melancolia e a depressão.

• O dedo mínimo ajuda a aumentar o otimismo e a auto-estima.

O objetivo é equilibrar todas as forças energéticas opostas no corpo. Para conseguir isso, você pode começar com um dedo de cada vez, você deve segurá-lo com a mão oposta e envolvê-lo, fechando os outros dedos ao redor dele, de modo que o dedo fique dentro do punho da mão oposta.

Mantenha cada dedo pressionado por um ou dois minutos, começando com o polegar e terminando com o dedo mindinho. Espere para sentir o pulso, até o dedo aquecer um pouco, então você saberá que a técnica está funcionando. Se você fizer isso com seu filho, peça a ele para avisá-lo.

Quando você terminar, para aumentar ainda mais a sensação de relaxamento, você pode aplicar uma leve pressão no centro da palma da mão com o polegar oposto e segurá-lo por pelo menos um minuto. Como é um método tão simples, até o seu filho pode aprender e aplicá-lo quando se sentir ansioso ou estressado.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




Revista Pazes
Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!