Mais uma vacina contra a covid-19 está em fase adiantada de testes e teve a sua terceira fase aprovda pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), nesta terça-feira (18).

A vacina cujos testes em humanos foram aprovados é desenvolvida pela Janssen Pharmaceuticals, do grupo Johnson & Johnson. Trata-se da quarta vacina a obter autorização de testes no país (veja detalhes mais abaixo).

Segundo publicado pelo sit G1, a Anvisa não informou quando serão iniciados os testes, que depende de aprovação no Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) – órgão do Ministério da Saúde responsável pela avaliação ética de pesquisas clínicas – e da organização dos pesquisadores para recrutamento dos voluntários.

A previsão é de que, nesta fase, participem 7 mil pessoas, com idade mínima de 18 anos, em 7 estados: Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Segundo informado, a empresa testará 60 mil pessoas nesta etapa (a terceira e última), que avalia a segurança e a eficácia da vacinação

O estudo para este tipo de vacina, na fase atual, é chamado de “duplo cego”. Isso porque os participantes deverão receber uma dose única da vacina ou um placebo (substância inativa). A determinação de quem recebe a vacina ou o placebo será feita de forma aleatória (randomizada), e nem os voluntários, nem os pesquisadores saberão quais pessoas receberam qual substância (G1).
Imagem de Willfried Wende por Pixabay

Você já conhece a nossa página no Facebook e no Instagram? Venha conosco!

Novidade!! Faça parte do nosso grupo no Telegram:

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Revista Pazes
Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!