O debate sobre segurança nas redes sociais, há muito tempo, não sai da ordem do dia. Em particular, as discussões a respeito dos ataques à vida íntima dos internautas, que não raras vezes são surpreendidos como a notícia de que alguma informação, repassada em sigilo a alguém, foi transformada em meme ou foi “printada” e enviada a quem não deveria ter chegado. Com a perspectiva de minimizar problemas desse gênero, ao que tudo indica, teremos em breve uma nova atualização do WhatsApp.

A equipe do aplicativo está sempre testando coisas novas e, de acordo com o site WABetaInfo, uma nova atualização pode acabar com os prints de conversas. A atualização 2.19.106 para usuários Beta do Android permite o desbloqueio do aplicativo por impressão digital. Mas, com isso, impedirá que a tela do bate-papo seja capturada. No entanto, a nova ferramenta está em fase de teste e pode não ser lançada oficialmente.

O novo recurso recebeu o nome de “fingerprint security”. Ao ativar o recurso no WhatsApp, o usuário impede que prints sejam feitos no chat, além de exigir o uso da digital para abrir o aplicativo.

Para além da vantagem de, em geral, aumentar a segurança dos internautas que utilizam o aplicativo, a nova atualização pode ser encarada como instrumento em defesa, sobretudo, de crianças e adolescentes que, muitas vezes, tornam-se por meio de aplicativos como o WhatsApp alvos fáceis para abusadores de toda espécie, tendo muitas vezes conversas e fotos íntimas vazadas.

Com informações de R7

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




Revista Pazes
Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!