Quando se trata da covid-19, sabemos que ela pode ser assintomática ou sintomática. Quando nenhum sintoma se manifesta, apenas o real e diligente distanciamento social é a solução para o evitar o contágio e a disseminação da doença.

Contudo, quando ela manifesta sintomas, devemos estar atentos, porque a atenção a esses sintomas pode salvar a nossa própria vida e a vida de terceiros.

No Brasil, os sintomas mais recorrents são: dor de cabeça, febre alta, perda de olfato e paladar. É o que aponta uma pesquisa brasileira, ainda não publicada, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e outras instituições brasileiras, trazedo uma lista de 11 sintomas mais frequentes em pacientes com o novo coronavírus.

Os pesquisadores são responsáveis pela EpiCovid, o maior estudo sobre a prevalência da doença no país. Foram testadas 31.869 pessoas de 133 cidades de todos os estados brasileiros.

No topo dos sintomas estão a dor de cabeça, mudança no olfato ou paladar, febre, tosse e dor no corpo. Veja, logo abaixo, a tabela:

Segundo publicado pelo G1, para a epidemiologista e pneumologista Ana Menezes, da UFPel, a relação entre a alta frequência de mudanças no olfato ou paladar e a presença dos anticorpos torna esse sintoma muito importante no diagnóstico da Covid-19.

Imagem de Natural Herbs Clinic por Pixabay

Você já conhece a nossa página no Facebook e no Instagram? Venha conosco!

Novidade!! Faça parte do nosso grupo no Telegram:

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Revista Pazes
Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!