Morreu na manhã deste sábado (31/12), em Roma, Joseph Aloisius Ratzinger, o papa emérito Bento XVI, aos 95 anos. O religioso estava com a saúde frágil e o papa Francisco chegou a pedir orações para ele, nesta semana. Bento XVi foi papa entre 2005 e 2013, quando renunciou ao cargo.

“Eu gostaria de pedir a todos vocês uma oração especial pelo papa emérito Bento (…) lembrem dele, porque está muito doente, pedindo ao Senhor que o console e o apoie”, disse.

Ratzinger renunciou ao papado em 11 de fevereiro de 2013, tornando-se o primeiro pontífice a renunciar ao posto em seis séculos. A decisão foi motivada por questões de saúde. Após oito anos de pontificado (2005-2013), período marcado por várias crises, o renomado teólogo alemão foi afetado no início de 2022.

Biografia
Nascido em 1927, em uma família com condições econômicas modestas, Ratzinger viveu a infância e adolescência em Traunstein, uma pequena cidade perto da fronteira com a Áustria. O pai dele era comissário de polícia e mãe, filha de artesãos. “A fé e a educação da sua família preparou-o para a dura experiência dos problemas relacionados com o regime nazista: ele recordou ter visto o seu pároco açoitado pelos nazistas antes da celebração da Santa Missa e de ter conhecido o clima de grande hostilidade em relação à Igreja católica na Alemanha”, diz o site do Vaticano.

Fonte: Correio Brasiliense






Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!