Com informações de Histórias Com Valor

Dentre todos os sofrimentos (físicos e psicológicos) promovidos pela situação de extrema vulnerabilidade em que se encontram as pessoas em situação de rua, aquele que tem como causa a solidão talvez seja o mais ignorado quando se reflete sobre a questão. Não raro, quando a amizade humana parece mais um entre os bens de que essas pessoas não podem dispor, a amizade canina desempenha um papel de valor incalculável.

A imagem abaixo foi recentemente publicada em um perfil do instagram e despertou inúmeras leituras. A alguns, que enxergam na foto meramente um retrato da miséria a que estão submetidos tantos homens e mulheres mundo afora, a foto certamente não promoveu mais que um sentimento de tristeza e angústia. Mas, para além da miséria, há na foto a representação de algo belíssimo: a amizade.

Muitas vezes, sem que o humano amigo seja sequer capaz de garantir a própria alimentação, os cães que os acompanham providenciam a própria comida, encontram algo na rua de que possam se alimentar e água para beber, de maneira que o laço afetivo entre cães e seus donos em situação de rua sequer pode ser compreendido como algo puramente utilitário, como algo que se explique por qualquer tipo de interesse material. O amor que os une parece ser, no mais das vezes, puramente incondicional.

A imagem em questão, o homem e o bichinho dormindo juntos, abraçados, para além da reflexão sobre o problema da miséria, nos propõe uma outra reflexão: sobre a importância do afeto, do carinho, da amizade, tanto para nós quanto para os bichinhos em geral. Mesmo nas situações mais desesperadoras, podemos encontrar forças para seguir caminhando quando temos ao nosso lado um bom amigo, ainda (talvez sobretudo) quando se trata de uma amigo de quatro patas.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Revista Pazes
Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!