Com informações de Galileu

Você tem muitos amigos? Será que todos eles te enxergam da mesma forma? Uma pesquisa publicada recentemente no periódico PLoS One revela que, muito provavelmente, boa parte daquelas pessoas por quem você estaria disposto a realizar os maiores sacrifícios em razão da amizade que há entre vocês provavelmente não fariam o mesmo…

A pesquisa contou com a participação de 84 pessoas, do mesmo circulo social (alunos de uma mesma instituição). Elas foram colocadas em uma sala e lhes foi entregue um questionário, com o nome de todos os presentes, em que se pedia que avaliassem a personalidade de cada um, atribuindo a cada um, em uma escala de 1 a 5, o valor correspondente ao grau de proximidade que havia entre eles.

Aos que fossem desconhecidos, seria atribuída a “nota” 1, aos que fossem melhores amigos seria atribuída a nota 5. O valor mínimo atribuído a alguém considerado “amigo” era 3. Além disso, foi pedido a todos os participantes que indicassem que pontuação esperariam receber de cada um dos demais. Os resultados do procedimento surpreenderam bastante os realizadores da pesquisa.

Cerca de 53% das amizades, apenas, eram recíprocas, isso é, apenas um pouco mais da metade dos participantes consideravam amigos pessoas que, por outro lado, os considerava da mesma forma. Dado que a amostragem nesta pesquisa foi pequena, foram realizados outros experimentos maiores, um deles contando com a participação de 3,1 mil pessoas, e o resultado foi bastante semelhante (em geral, mais desanimadores até que os da primeira pesquisa).

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Revista Pazes
Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!