Com informações de GreenMe

Pode parecer improvável, talvez você ache “fácil demais” para ser tão eficaz quanto dizem, mas dificilmente você encontrará alguém que cultive o hábito da meditação e que não dê testemunho dos inúmeros benefícios que ela proporciona e que frequentemente nos são relatados.

Dez minutos por dia! Faça o teste. Em muitos casos, apenas dez minutinhos, preferencialmente pela manhã, são o suficiente para a proporcionar o relaxamento e a concentração de que necessitamos para encarar um dia agitado e nos municiar contra o estresse.

Isto foi recentemente confirmado por um estudo publicado na revista Consciousness and cognition, feito na Universidade de Waterloo, no Canadá, em colaboração com a Universidade de Harvard, em Cambridge, nos Estados Unidos. Os pesquisadores chegaram à pouco surpreendente conclusão de que, de fato, a tão apregoada orientação budista “concentre-se no agora”, “foque no presente”, favorece o desenvolvimento de estados de espírito mais saudáveis, livres de ideias opressivas.

Durante o estudo, os pesquisadores pediram a 82 estudantes, todos eles diagnosticados com ansiedade, para realizarem tarefas complexas, que demandavam bastante concentração. Durante a realização de tais tarefas, os alunos eram submetidos a várias “oportunidades de distração”, a fim de que os pesquisadores identificassem a capacidade de cada um em manter a atenção na realização das tarefas. Em seguida, os estudantes foram divididos em dois grupos e, em um destes, realizaram atividades meditativas. Posteriormente, os participantes de ambos os grupos realizaram mais uma vez os testes.

O que se observou, por fim, foi que aqueles que os membros do grupo que praticou meditação obtiveram resultados, na segunda fase do teste, muito superiores aos dos membros do outro grupo. Foram mais capazes de manter a atenção na realização das tarefas e se mostraram menos propensos a distrações. Os motivos para tanto não parecem difíceis de compreender: ideias confusas, agitação mental, desordem afetiva, são todos fatores que comprometem quotidianamente a nossa capacidade para desempenhar bem nossas tarefas e promovem a elevação, em nós, dos níveis de estresse. Trabalhar em nós a habilidade de “esvaziar” a mente, meditar, não pode ser, nesse sentido, senão um ótimo remédio.

 

》》》Você se considera uma pessoa ansiosa? Saiba que temos mais de 18 milhões de brasileiros diagnosticados com o transtorno da Ansiedade. Fora os milhões que ainda não buscaram ajuda e não foram diagnosticados. Clique aqui para conhecer um método com técnicas de PNL e Coaching e acabe de vez com esse problema.《《《

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




Revista Pazes
Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!