Jair Bolsonaro, como bem sabemos, passou meses atacando infundadamente a vacina Coronavac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, toda ela desenvolvida e produzida sob mediação do Governo do Estado de São Paulo.

Ao que tudo indica, se era verdadeira a suspeita demonstrada pelo Presidente, essa deve ter se dissipado. Afinal, a sua mãe, Dona Olinda Bonturi Bolsonaro, foi vacinada com a CoronaVac

Senhora Olinda, 93 anos, recebeu a primeira dose no dia 12 de fevereiro, como publicou em primeira mão o R7.

A informação de qual vacina foi aplicada na mãe do presidente é relevante apesar de a família ter pedido para o município de Eldorado, no interior paulista, não divulgá-la.

Em declarações desde meados de 2020 o chefe do Executivo federal, seu filho, questionou a qualidade do imunizante, afirmou que seu maior problema era a origem chinesa e o reduziu a uma bandeira eleitoral de seu principal adversário político, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB).

Conforme publicado pelo R7, foi feito o cruzamento de dados do SUS (Sistema Único de Saúde), do governo federal, com detalhes da campanha nacional de vacinação contra covid-19 em todas as cidades do país, e informações da Secretaria Estadual da Saúde paulista mostraram que, em Eldorado (SP), apenas 26 aplicações foram feitas em 12 de fevereiro, todas da CoronaVac.

A última dose da AstraZeneca recebida por um morador do município, até a última atualização de quarta-feira (17), ocorreu no dia 9 deste mês, três dias antes de Olinda receber o enfermeiro Valter, servidor municipal, em sua residência.

Dos 1.315 habitantes que obtiveram a primeira dose, apenas 50 tinham em suas seringas o produto da AstraZeneca. Idosos com mais de 80 anos foram 120 até quarta, dos quais 115 receberam a CoronaVac.

A ciência venceu a ignorância. Vale festejar esse feito.

Fonte R7 e Correio Brasiliense

A Revista Pazes apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa #SeSairUseMáscara

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Revista Pazes
Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!