Uma excelente notícia nestes tempos em que a água potável se torna, a cada dia, cada vez mais valioso. O laboratório do Departamento de Engenharia Química da Universidade Monash, na Austrália, cconseguiu um feito notável, transformando água do mar em água potável em menos de 30 minutos.

Trata-se, sem dúvida, do método mais sustentável para transformar a água do mar em água potável.
Conforme publicado na revista ‘Nature Sustainability‘ publicou um importante avanço feito por um grupo de pesquisa global que transformou com sucesso água do mar em água potável.

Usando estruturas de metal orgânico (MOF), bem como a luz solar, os pesquisadores obtiveram água potável, limpa e segura em menos de 30 minutos. Graças ao fato de que eles conseguiram filtrar as partículas nocivas da água do mar e geraram 139,5 litros de água limpa por quilo de MOF por dia.

Esta descoberta é um avanço, pois, em comparação com outras opções de dessalinização atualmente em uso, este novo método é mais sustentável.

Outra característica importante é que a água potável que obtiveram é totalmente segura, pois conseguiram ter um sólido total dissolvido (TDS) de <500 partes por milhão, e a faixa estabelecida pela Organização Mundial da Saúde de um TDS de <600 ppm Portanto , é considerada água potável de muito boa qualidade (Nation). O grupo de pesquisadores foi liderado por Huanting Wang, da Monash University, na Austrália, que explicou a importância desses estudos: “A dessalinização foi usada para lidar com a escassez de água em todo o mundo. Devido à disponibilidade de água salobra e do mar, e porque os processos de dessalinização são confiáveis, a água tratada pode ser integrada aos sistemas acústicos existentes com riscos mínimos para a saúde ”.

Nessa perspectiva, o professor Wang e sua equipe se propuseram a encontrar um método mais eficiente, conforme detalhado para a Sustentabilidade da Natureza: “A luz solar é a fonte de energia mais abundante e renovável do planeta. Nosso desenvolvimento de um novo processo de dessalinização por absorção usando a luz solar para regeneração fornece uma solução de dessalinização com eficiência energética e ambientalmente sustentável ”.

Diante da escassez cada vem mais acentuada da água potável em nosso “Planeta Azul”, esse experimento enche-nos de esperança de que a dessalinização se torne um feito saudável e seguro.

Fontes: O Tempo, Nation

Imagem de lcarissimi por Pixabay
Fonte: G1

A Revista Pazes apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa #SeSairUseMáscara

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Revista Pazes
Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!