Com informações de Uol

Em protesto realizado nesta tarde em defesa da adoção de medidas, por parte do governo estadunidense, que visem à preservação do meio-ambiente, atriz Jane Fonda e outras 15 pessoas foram presas em Washington. A manifestação, que acontecia nas imediações do Capitólio, foi duramente reprimida e os manifestantes presos estão sendo acusados por “aglomeração, obstrução e importunação”.

Jane Fonda, que atualmente atua na série Grace and Franki (caminhando agora para sua sétima temporada na Netflix), milita há muito tempo em prol de causas sociais, tendo sido presa pela primeira vez ainda nos anos 70, contexto em que se envolveu com as mobilizações contrárias à participação estadunidense na guerra do Vietnã. Hoje, aos 81 anos, Fonda demonstra ter o mesmo ânimo que apresentava àquela época.

As mobilizações recentes contra a política de Trump em relação ao meio ambiente tem sido organizadas pelo grupo Oil Change International e ainda ontem Fonda, eu seu site oficial, garantiu que marcaria presença no ato: “Eu estarei no Capitólio todas as sextas-feiras, faça chuva ou faça sol”, escreveu. Fonda, que completa 82 anos em dezembro, ainda se disse “inspirada e encorajada pelo incrível movimento [contra o aquecimento global e as mudanças climáticas] criado pela nossa juventude”.

A garra e a disposição de Fonda, que não reconhece em sua idade qualquer obstáculo para se colocar ativamente contra o que se lhe afigura como injustiça, são certamente inspiradoras e exemplares. Torçamos para que a situação jurídica da atriz se resolva o quanto antes.

Vídeo postado no Twitter pelo jornalista Mike Valerio, da emissora local WUSA9, mostra a atriz se afastando do local algemada, escoltada por policiais.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




Revista Pazes
Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!