A inteligência humana dissociada da sabeoria e do bom senso, causou mtos males ao planeta. Mas essa mesma inteliência, agora assoaciada ao senso humanitário e na busca do bem comum, pode reverter as mudanças climáticas.

Segunto noticiado pela revista Nation, foi criada, na Islândia, uma usina capaz de capturar CO2 e transformá-lo em mineral sólido, impedindo a sua liberação na atmosfera.

A empresa responsável pelo projeto é a CarbFix2, localizada em Hellisheidi, Islândia, e a sua intenção maior, para a qual está voltada a sua tecnologia,é a redução da quantidade de poluentes que existem atualmente no ar.

Segundo uma das empresas que faz parte deste projeto, a Climeworks, é preciso eliminar o carbono poluente para atingir os objetivos de sustentabilidade. Graças à sua nova tecnologia na fábrica da Islândia, que opera sem emissões para a atmosfera, despertou o interesse de governos e empresários. Segundo a Climeworks, é uma alternativa segura, economicamente viável e escalonável.

Como é o processo?
Primeiro, os módulos de tecnologia capturam dióxido de carbono e sulfeto de hidrogênio do próprio meio ambiente. Em seguida, estes são diluídos em água e enviados a mais de 700 metros de profundidade onde, graças às rochas basálticas do local, ocorre um fenômeno pelo qual se transformam em um mineral sólido onde esses gases são armazenados permanentemente.

O processo realizado pela usina é baseado em um fenômeno natural que é acelerado graças a um filtro criado pela Climeworks. Dessa forma, é possível realizar o processo natural de mineralização da terra, que levaria séculos, em menos de dois anos.

A capacidade dessa projeto é transformar 900 toneladas de CO2 anualmente.

A planta da Islândia é a primeira do gênero, e é p marco inicial de diversos projetos. Para isso, só precisam encontrar formações rochosas semelhantes para realizá-lo.

Crédito imagens: divulgação
Fonte: Nation

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Revista Pazes
Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!