O inventor Boyan Slat era apenas um adolescente quando iniciou o desenvolvimento de um dispositivo de limpeza que ele prometeu ser capaz de limpar os oceanos, já tão contaminados pela poluição humana.

Natural da Holanda, o jovem criou o ‘System One’, uma bugiganga que consegue remover 80 mil toneladas de plástico e outros detritos sintéticos todos os anos.

Sua iniciativa foi batizada de Ocean Cleanup (“Limpeza Oceânica”, em tradução livre), que possui uma embarcação que opera como uma barreira, aproveitando as correntes marítimas para bloquear os resíduos descartados incorretamente.

O System One hoje atua na costa do Haiti e da Califórnia, área de grande concentração de objetos de plástico (1 trilhão de detritos). Até aqui, o projeto de Boyan conta com o apoio acadêmico, político e científico de 100 personalidades, em sua maioria, pesquisadores e ambientalistas.

Em cinco anos, o inventor holandês de 25 já ajudou a remover dezenas de milhares de tonelada de detritos plásticos do Oceano Atlântico. Recentemente, ele divulgou que está trabalhando em outra embarcação, só que desta vez para limpar rios.

Batizado de ‘Interceptor’, o dispositivo aquático movido a energia solar é capaz de coletar 110 toneladas de lixo por dia, trazendo todos os resíduos para a terra firme, onde poderão ser reciclados por terceiros.

O sonho de Boyan é replicar o barco em grande quantidade, podendo limpar dezenas de rios ao mesmo tempo até 2025.

Até aqui, ele tem focado na despoluição do rio Kelang, na Malásia, e nos esgotos de Cengkareng, em Jakarta, na Indonésia.

Leia também: Milhões de pessoas vão enfrentar a fome na América Latina até 2030, diz ONU alimentar até o ano de 2030

“Nossa equipe permaneceu firme em sua determinação de resolver imensos desafios técnicos para chegar a esse ponto”, disse.

Leia tambémThales Bretas se despede do marido, Paulo Gustavo: ‘Nossa caminhada tinha tudo pra ser longa!; sempre te amarei’

“Embora ainda tenhamos muito mais trabalho a fazer, sou eternamente grato pelo comprometimento e dedicação da equipe à missão e espero continuar com a próxima fase de desenvolvimento”, concluiu.

Compartilhe o post com seus amigos! 😉

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS