Governo do Paraná e Rússia assinarão  acordo para fabricação, no Brasil, de vacina contra covid-19

Já havíamos anunciado as conversas preliminares entre Rússia e o Estado do Paraná com referência à colaboração mútua para a fabricação da vacina contra a covid-19.

Hoje, após Putin anunciar a aprovação da vacina, o Governo do Paraná afirmou que assinará, nesta quarta-feira (12) um convênio com a estatal russa para produzir a vacina Sputnik V.

Conforme já conversado entre os governos, o acordo prevê que o Paraná poderá fazer testes, produzir e distribuir a vacina.

A previsão é de que o convênio seja assinado pelo governador Ratinho Júnior (PSD) e o embaixador da Rússia, às 14h de quarta.

A concretização dessa parceria depende, contudo, da aprovação da Anvisa, no Brasil.

É importante essa assinatura para que essa condição de troca de informações comece, afirmou Jorge Callado, presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

“Cada passo no seu momento adequado, não podemos queimar etapas”, disse
Vacina russa

Mesmo com o anúncio, especialistas internacionais questionam a pesquisa porque não há publicações científicas sobre sua eficácia.

Segundo o G1, no site da Organização Mundial de Saúde (OMS) do dia 31 de julho, sobre as vacinas para Covid-19 em desenvolvimento no mundo, a vacina russa ainda estava na fase 1 do processo. Para desenvolver uma imunização, são necessárias 3 etapas.

Nesta terça (11), a OMS comentou o anúncio da vacina russa. A entidade declarou que a Rússia “não precisa de sua aprovação” para registrar a vacina, e que precisará ter acesso aos dados da pesquisa para avaliar a eficácia e segurança da imunização para aprová-la.

Ainda conforme o G1, Conforme as informações russas, o Brasil vai participar da fase 3 dos estudos clínicos, que tem previsão para começar na quarta-feira (12). Serão 2 mil participantes; além dos brasileiros, deve haver voluntários da própria Rússia, dos Emirados Árabes, da Arábia Saudita e do México.

Imagem de Bao_5 por Pixabay






Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!