Google homenageia o 71º aniversário de Jorge Lafond
Jorge Lafond

O Google Doodle de hoje homenageia o aniversário de 71 anos do ator, comediante, dançarino e drag queen brasileiro Jorge Lafond, que nasceu Jorge Luiz Souza Lima no Rio de Janeiro, em 1952.

Vida e carreira

Desde jovem, Lafond percebeu que era gay, mas tentou esconder esse fato na adolescência. A dança sempre foi sua grande paixão, então ele estudou Balé Clássico e Dança Africana, e graduou-se em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Seu primeiro emprego na TV foi em 1974, como dançarino do programa “Fantástico”, da Rede Globo. Lafond logo começou a aparecer em vários programas, incluindo “Viva o Gordo”, a novela “Sassaricando” e a novela “Kananga do Japão”. Com sua crescente popularidade, foi escalado para vários filmes e recebeu elogios por seus papéis em “Rio Babilônia”, “Sonhei com Você” e “Bar Esperança”.

Em 1992, Lafond começou a praticar abertamente sua arte drag no programa do SBT “A Praça é Nossa” como a personagem Vera Verão. A bem-humorada Vera colocou Jorge no centro das atenções, mas muitas vezes ele não era convidado a aparecer com toda a sua autenticidade. Muitos espaços não receberam Lafond como um homem abertamente gay que usava roupas não tradicionais.

Inovação e quebra de paradigmas

No entanto, Jorge Lafond foi um pioneiro que introduziu uma nova representação de identidade na cultura que ajudou a quebrar as formas de pensar tradicionais e homofóbicas. Ele foi e continua sendo um modelo para outros gays na América do Sul e ao redor do mundo. Mostrou suas habilidades de dança, moda e comédia, e nunca se desculpou por estar fora das expectativas de ninguém sobre o que um artista deveria ser.

Leia também: “Nossos filhos nos esquecerão” – emocionante reflexão que falará ao coração de todas as mães

Jorge Lafond faleceu precocemente

Infelizmente, Jorge Lafond sofreu com problemas de saúde: era hipertenso e tinha problemas cardíacos. Em 28 de dezembro de 2002, aos 50 anos, foi vítima de uma parada cardiorrespiratória e internado no Hospital Sepaco, na Vila Mariana, zona sul da cidade de São Paulo.

Sofreu complicações renais e chegou a fazer diálise. Infelizmente, seu fim deu-se com um infarto fulminante posterior a falência de múltiplos órgãos no dia 11 de janeiro de 2003, às 1h40 da manhã. Lafond encontra-se sepultado no Cemitério do Irajá, na Zona Norte do Rio.

Homenagem

Por tudo isso, o Google Doodle celebra o legado de Jorge Lafond, que quebrou barreiras e inspirou muitos a serem fiéis a quem são. Como dito pela própria Vera Verão: “Divirta-se, seja livre e enfrente a vida com muito amor e humor”.

Eis o modo de exibição do Google no dia de hoje:

revistapazes.com - Google homenageia o 71º aniversário de Jorge Lafond
O Doodle na data de hoje, 29 de março, em homenagem a Lafond.

Fonte: Isto é






Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!