A estreia real de ‘Top Gun’: Maverick’ permitiu que os bons costumes à moda antiga tomassem o centro do palco
Asuper-estrela de Hollywood Tom Cruise esteve recentemente em Londres para a estreia da tão esperada sequência Top Gun: Maverick. Embora ele receba frequentemente matérias de imprensa negativas pelas suas escolhas pessoais, não há como negar que ele fez uma impressionante coleção de filmes repletos de ação ao longo das décadas.

Muitas vezes os seus papéis envolvem um herói que salva o mundo, com uma dose de carisma. E durante a recente estreia do seu novo filme, ele demonstrou que longe das câmaras de filmar, mas diante dos meios de comunicação social do mundo, continua a agir de uma forma cavalheiresca.

Realeza
Quando o Duque e a Duquesa de Cambridge chegaram à estreia, como de costume todos os olhos estavam postos em Kate e no que ela escolheu usar para o tapete vermelho. Acontece que ela tinha optado por um vestido que trazia certa dificuldade para se movimentar. Então, quando ela foi subir as escadas, Cruise ofereceu-lhe a mão para a ajudar ao longo do caminho.

Um gesto minúsculo, mas simpático e de bom tom. A oferta da sua mão demonstrou que ele notou que ela poderia estar em alguma dificuldade. Se ele o fez pelas câmaras, ou por pura consideração, nunca saberemos. Mas uma coisa é certa, a foto da sua ajuda à duquesa traz a oportunidade de colocar o cavalheirismo de volta no mapa.

Cavalheirismo
Numa época em que muitos homens têm dúvidas sobre como se comportar em torno das mulheres – e de fato, o bom e velho cavalheirismo quase se tornou uma palavra desprezada – é importante lembrar que o cavalheirismo, e apenas a cortesia básica, proporciona uma oportunidade de cuidar dos outros.

O que é tão encantador é que a cortesia pode ser praticada em casa e quando estamos fora, permitindo-nos interagir com estranhos de uma forma respeitosa e positiva. Se Tom Cruise quebrou algum protocolo da realeza ao oferecer a sua mão é incerto – afinal de contas, todo o conjunto de regras relativas a como se comportar com os membros da família real é bastante arrebatador.

No entanto, a resposta da Duquesa de Cambridge de aceitar ajuda com um sorriso também demonstra que o fato de receber um ato cavalheiresco não torna nenhuma mulher fraca, mas respeitosa por sua vez. E demonstra gratidão. Numa altura em que as boas maneiras parecem faltar em toda a sociedade, é sempre animador vê-las visivelmente lançadas em público para inspirar os outros.

Texto de Cerith Gardiner

Do site Aleteia

RECOMENDAMOS






Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!