Por Maicon Santana
Administrar uma pequena empresa no Brasil não é uma missão fácil: impostos, juros, pouco capital, direitos trabalhistas, concorrência, são só a ponta do iceberg das muitas dificuldades que temos para empreender no nosso país, e para completar, nossa educação formal não prepara as pessoas para enfrentarem os desafios de ter o próprio negocio.

Na escola não é ensinado sobre finanças, pessoas, negócios, empreendedorismo, e diversos temas que poderiam auxiliar os estudantes a estarem preparados para ter seu próprio negócio e não depender somente de conseguir um emprego e seguir o fluxo que parece mais natural. Empreender é uma das maiores ferramentas de prosperidade, crescimento, e melhoria de vida que temos, e esse tema sendo mais explorado, difundido e ensinado, com certeza nosso país e nossa população colherão excelentes frutos não só no campo econômico, mas em diversas áreas.

E diante de todo esse contexto uma das maiores dificuldades dos empreendedores é a: GESTÃO, ou seja, como controlar, gerenciar e ter uma empresa rentável e organizada, e é ai onde muitos pecam, por pensar apenas em faturamento, vendas, compras, marketing e afins e acabam esquecendo de que gerir tudo isso, é tão importante quanto as outras áreas da empresa. Ou seja, não é só colocar o dinheiro na empresa, o controle eficiente e correto desse dinheiro é o que vai garantir a saúde e sucesso de um empreendimento.

Não é raro encontrar empresas que quebraram mesmo faturando bem, vendendo e estando aparentemente tudo bem, e quando analisamos esses cases mais à fundo, podemos constatar vários problemas de gestão como: falta de capital de giro, falta de controle de entradas e saídas ( fluxo de caixa ), retiradas altas dos sócios, mistura de contas pessoais com as empresariais, falta de controle de estoque, altos custos, dentre diversos outros problemas, que mesmo a empresa vendendo bem, esses erros acumulados podem significar a ruína de um negócio. Por isso é tão importante o empreendedor entender que uma empresa saudável e de sucesso, é uma empresa bem gerida, com controle eficiente, independente se é uma micro, pequena, média ou grande empresa.

E por mais que possa parecer ser difícil gerir uma empresa no Brasil, com pequenos passos e processos bem definidos tudo fica mais fácil e simples, separando uma hora por semana, tendo um software básico de gestão ou pelo menos uma planilha, o empreendedor consegue ter sua empresa minimamente organizada, com clareza dos seus números, sabendo se de fato está tendo lucro ou se está somente “trocando figurinhas” como se diz na linguagem popular. Um controle básico de: custos fixos e variáveis, despesas, faturamento, margem de lucro bruta e líquida, já conseguem dar ao empreendedor grandes subsídios para ele gerir melhor sua empresa e diminuir grandemente as chances de fracasso. Esse controle somado a sempre ter uma reserva de emergência, com disciplina e organização, são a cereja do bolo para o sucesso de uma empresa.

Enfim, são pequenos passos, simples, que executados corretamente com dedicação e disciplina garantem lucratividade, segurança, continuidade e sucesso para um negócio no nosso país, e caso tenha dificuldade de aprender e aplicar uma boa gestão, procure um contador, ele é o profissional qualificado e mais recomendado para te ajudar à ter uma gestão correta e ter grandes resultados na sua empresa. Aplique esses passos e veja sua empresa crescer e colher excelentes frutos.

Siga Maicon Santana no Instagram e confira várias dicas de administração e finanças.

Imagem de Steve Buissinne por Pixabay

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Revista Pazes
Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!