A borboleta rabo de andorinha, espécie proveniente da Califórnia, há alguns anos vêm tendo as suas populações diminuídas, por uma série de fatores, e estava à beira da extinção. No entanto Tim Wong, biólogo formado pela Academia de Ciências da Califórnia, assumiu a tarefa de impedir que isso acontecesse.

Para tal tarefa, Tim Wong precisou apenas do seu jardim e algum empenho. O primeiro passo, no entanto, foi compreender por que razões as borboletas estavam desaparecendo. A conclusão foi a de que o fenômeno se devia, sobretudo, ao fato dde que o habitat das borboletas e as suas fontes de alimento (sobretudo uma determinada planta, conhecida como Aristolochia) haviam diminuído. Então ele propôs encontrar a planta e começou a plantá-la em todo o jardim.

 

“Eu construí um gabinete com uma tela grande para proteger as borboletas e permitir que elas se encaixem em condições ambientais externas: sol, fluxo de ar e flutuações de temperatura”, explicou ele.

O ambiente foi, ademais, especialmente projetado para proteger as borboletas de predadores. O jardim serve também como um ambiente de estudo para entender melhor os critérios utilizados borboletas fêmeas para o acasalamento.

Com informações de Nation

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




Revista Pazes
Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!