Conforme divulgado pelo Ministro da Educação em seu Twitter, o tema da redação do Enem 2021 foi “invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil“.

Essa temática é a mesma, tanto para quem faz a prova por meio do Enem Digital quando para os candidatos que fazem a prova presencialmente, tendo até as 19h para terminar o exame.

Conforme noticiado pelo g1, para Thiago Braga, autor de língua portuguesa do Sistema pH, o tema da redação deste ano é “bastante importante” e está “dentro do padrão do Enem“.

“Tema bastante importante para a sociedade brasileira, já que muitas pessoas não conseguem ter nem seu registro civil e, por isso, não conseguem acesso a direitos básicos. Um tema dentro do padrão do Enem, muito bom para os alunos e muito relevante”, afirma Braga ao g1.

A questão é de grande e grave importância, uma vez que uma economia com a força do nosso país não deveria, ainda nos dias de hoje, estar lidando com uma problemática dessa envergadura.

“O registro civil garante o acesso a direitos e às políticas públicas de inclusão. Realmente, o Enem deste ano trata de um assunto basilar para o desenvolvimento da nossa sociedade, já que estamos avançando em diversas pautas sociais, mas ainda temos pessoas que são invisíveis aos olhos do Estado e de grande parte da sociedade”, diz.

Ao R7, o mesmo especialista afirmou que:
“É uma excelente discussão para toda a juventude no Brasil. Há muitos caminhos possíveis para o aluno construir sua argumentação e é um tema muito satisfatório e uma discussão importante nesse Brasil de hoje.”

A prova de hoje, especialmente no que diz respeito à redação, trazia grandes preocupações aos professores e aos alunos, uma vez que temas foram censurados e que grande foi debandada de técnicos e gestores do programa diante censuras diversas.

A redação é um elemento muito importante da prova do Enem: vale mil pontos e pode ser o grande diferencial na conquista de uma vaga universitária.

RECOMENDAMOS






Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!